Estilo de época
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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+ | : Para passar do [[estudo]] do [[estilo de época]] para o [[estudo]] dos [[estilos de época]], [[é]] [[essencial]] antes [[tematizar]] amplamente a [[questão]] da [[época]], da [[história]] e do [[tempo]]. E mais ainda: o [[estudo]] e [[tematização]] do [[acontecer poético]]. E levando em conta que cada [[aluno]] é um [[próprio]], é [[indispensável]] [[tematizar]] o [[próprio]] e a [[existência]]. Então dá-se a [[passagem]] do [[conhecimento]] para o [[saber]]. Nenhum [[ser humano]] pode [[viver]] em [[plenitude]] só de [[conhecimentos]], pois em [[toda]] [[ação]] há a [[procura]] de um [[sentido de vida]], que é o [[sentido de ser]] e o [[sentido do ser]]. | ||
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Edição atual tal como 19h23min de 21 de Dezembro de 2019
1
- A arte ultrapassa o âmbito dos conhecimentos. As obras de arte verdadeiras são portadoras de saber. Os conhecimentos em torno de um tema geram uma temática. Uma temática pode ser comum a obras de diferentes autores e de diferentes épocas. As temáticas geraram os diferentes estilos de época, um modo formal de ensinar e classificar as obras de arte. Claro que do ponto de vista propriamente poético, os estilos de época são insuficientes para apreenderem a essência das obras de arte e essencialmente formais. O estudo de um estilo de época nunca leva o aluno a uma aprendizagem, somente a um aprendizado.
2
- Para passar do estudo do estilo de época para o estudo dos estilos de época, é essencial antes tematizar amplamente a questão da época, da história e do tempo. E mais ainda: o estudo e tematização do acontecer poético. E levando em conta que cada aluno é um próprio, é indispensável tematizar o próprio e a existência. Então dá-se a passagem do conhecimento para o saber. Nenhum ser humano pode viver em plenitude só de conhecimentos, pois em toda ação há a procura de um sentido de vida, que é o sentido de ser e o sentido do ser.