Dasein

De Dicionário de Poética e Pensamento

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: "[[Intuição]] vem de ''in-'', ou seja, é já radicalmente um “[[entre]]â€. Por já desde sempre [[vigorar]] o [[ser humano neste]] “[[entre]]â€, por provir e se constituir no “[[doar-se]] de uma [[intuição]] [[originária]]†(Leão, 2006: 10) (1), é que [[Heidegger]] passou a [[denominar]] o [[ser humano]] como ''[[Da-sein]]'', ou seja, como [[Entre-ser]]" (2).
: "[[Intuição]] vem de ''in-'', ou seja, é já radicalmente um “[[entre]]â€. Por já desde sempre [[vigorar]] o [[ser humano neste]] “[[entre]]â€, por provir e se constituir no “[[doar-se]] de uma [[intuição]] [[originária]]†(Leão, 2006: 10) (1), é que [[Heidegger]] passou a [[denominar]] o [[ser humano]] como ''[[Da-sein]]'', ou seja, como [[Entre-ser]]" (2).
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: Referência:
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: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "A fenomenologia de Edmund Russel e a fenomenologia de Martin Heidegger". In: Revista ''Tempo Brasileiro'' 165, abr.-jun., 2006, p. 10.
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: (2) CASTRO, Manuel Antônio de. "Interdisciplinaridade poética: o ''entre''". Revista ''Tempo Brasileiro'': Rio de Janeiro: ''Interdisciplinaridade: dimensões poéticas'', 164, jan.-mar., 2006, p. 24.

Edição de 13h21min de 8 de Agosto de 2019

1

"O prefixo alemão Da da palavra Da-sein significa normalmente aí. Um aí que tanto indica algo espacial como também temporal. Daí, a tradução normal de Da-sein por ser-aí. Porém, mais do que um significado literal, ressoa nesta palavra básica do pensamento renovador de Heidegger um profundo apelo de pensamento. A tradução por existência já nos lança numa dinâmica tanto temporal como espacial. Porém, essa palavra centraliza o agir no sujeito que existe, perdendo-se o paradoxo. E não é esse o apelo de pensamento do vocábulo heideggeriano. Está em jogo o profundo mistério da tensão entre ser-humano E ser. É dentro dessa tensão que o ser-humano aparece, queira ou não queira, como um sendo-da-liminaridade" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Interdisciplinaridade poética: o 'entre'". In: Revista Tempo Brasileiro, nº 164. Rio de Janeiro: 2006, p. 25.

2

"Intuição vem de in, ou seja, é já radicalmente um entre. Por já desde sempre vigorar o ser humano neste entre, por provir e se constituir no 'doar-se de uma intuição originária' (1), é que Heidegger passou a denominar o ser humano como Da-sein, ou seja, como Entre-ser" (2).


Referências:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "A fenomenologia de Edmund Husserl e a fenomenologia de Martin Heidegger". In: Revista Tempo Brasileiro, nº 165. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2006, p. 10.
(2) CASTRO, Manuel Antônio de. "Interdisciplinaridade poética: o 'entre'". In: Revista Tempo Brasileiro, nº 164. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2006, p. 24.


Ver também:
*Autodiálogo


3

"Ser, então, para o ser-humano é estar e ser entre, permanentemente. Ele é, queira ou não queira, um entre-ser, porque é um ser-do-entre. Realiza-se sempre na e a partir da liminaridade de ón/ente E einai / ser." (1)


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Interdisciplinaridade poética: o 'entre' ". In: Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro: n. 164, jan.-mar. 2006, p. 25.


4

"Intuição vem de in-, ou seja, é já radicalmente um “entreâ€. Por já desde sempre vigorar o ser humano neste “entreâ€, por provir e se constituir no “doar-se de uma intuição originária†(Leão, 2006: 10) (1), é que Heidegger passou a denominar o ser humano como Da-sein, ou seja, como Entre-ser" (2).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "A fenomenologia de Edmund Russel e a fenomenologia de Martin Heidegger". In: Revista Tempo Brasileiro 165, abr.-jun., 2006, p. 10.
(2) CASTRO, Manuel Antônio de. "Interdisciplinaridade poética: o entre". Revista Tempo Brasileiro: Rio de Janeiro: Interdisciplinaridade: dimensões poéticas, 164, jan.-mar., 2006, p. 24.
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