Dasein

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "[[Intuição]] vem de ''in'', ou seja, é já radicalmente um [[entre]]. Por já desde sempre vigorar o [[ser]] [[humano]] neste entre, por provir e se constituir no 'doar-se de uma intuição originária' (1), é que Heidegger passou a denominar o [[ser humano]] como [[Dasein|Da-sein]], ou seja, como [[Entre-ser]]" (2).  
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: "[[Intuição]] vem de ''in'', ou seja, é já radicalmente um [[entre]]. Por já desde sempre [[vigorar]] o [[ser]] [[humano]] neste [[entre]], por provir e se constituir no '[[doar-se]] de uma [[intuição]] [[originária]]' (1), é que [[Heidegger]] passou a denominar o [[ser humano]] como [[Dasein|Da-sein]], ou seja, como [[Entre-ser]]" (2).  
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: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "A fenomenologia de Edmund Husserl e a fenomenologia de Martin Heidegger". In: ''Revista Tempo Brasileiro'', nº 165. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2006, p. 10.
: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "A fenomenologia de Edmund Husserl e a fenomenologia de Martin Heidegger". In: ''Revista Tempo Brasileiro'', nº 165. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2006, p. 10.
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: (2) CASTRO, Manuel Antônio de. "Interdisciplinaridade poética: o 'entre'". In: ''Revista Tempo Brasileiro'', nº 164. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2006, p. 24.
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: (2) CASTRO, Manuel Antônio de. "Interdisciplinaridade poética: o 'entre'". In: Revista ''Tempo Brasileiro'', nº 164. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2006, p. 24.

Edição de 01h32min de 26 de Julho de 2019

1

"O prefixo alemão Da da palavra Da-sein significa normalmente . Um que tanto indica algo espacial como também temporal. Daí, a tradução normal de Da-sein por ser-aí. Porém, mais do que um significado literal, ressoa nesta palavra básica do pensamento renovador de Heidegger um profundo apelo de pensamento. A tradução por existência já nos lança numa dinâmica tanto temporal como espacial. Porém, essa palavra centraliza o agir no sujeito que existe, perdendo-se o paradoxo. E não é esse o apelo de pensamento do vocábulo heideggeriano. Está em jogo o profundo mistério da tensão entre ser-humano E ser. É dentro dessa tensão que o ser-humano aparece, queira ou não queira, como um sendo-da-liminaridade" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Interdisciplinaridade poética: o 'entre'". In: Revista Tempo Brasileiro, nº 164. Rio de Janeiro: 2006, p. 25.

2

"Intuição vem de in, ou seja, é já radicalmente um entre. Por já desde sempre vigorar o ser humano neste entre, por provir e se constituir no 'doar-se de uma intuição originária' (1), é que Heidegger passou a denominar o ser humano como Da-sein, ou seja, como Entre-ser" (2).


Referências:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "A fenomenologia de Edmund Husserl e a fenomenologia de Martin Heidegger". In: Revista Tempo Brasileiro, nº 165. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2006, p. 10.
(2) CASTRO, Manuel Antônio de. "Interdisciplinaridade poética: o 'entre'". In: Revista Tempo Brasileiro, nº 164. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2006, p. 24.


Ver também:
*Autodiálogo
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