Impulso

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Eros, o humano e os humanismos". In: ''Eros, tecnologia, transumanismo''. MONTEIRO, Maria Conceição e Outros (org.). Rio de Janeiro: Caetés, 2015, p. 46.
: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Eros, o humano e os humanismos". In: ''Eros, tecnologia, transumanismo''. MONTEIRO, Maria Conceição e Outros (org.). Rio de Janeiro: Caetés, 2015, p. 46.
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: "O [[próprio]] não tem dentro nem fora. Até na [[forma]] mais [[simples]] de [[vida]] domina nela o [[impulso]] para a [[plenitude]] do [[viver]], simplesmente por ser [[vida]]. Esse [[impulso]] já vem implantado em cada um" (1).
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:  Referência:
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:  (1) CASTRO, Manuel Antônio de. “O mito de Midas da morte ou do ser feliz”. In: ------. ''Arte: o humano e o destino''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 211.

Edição de 14h32min de 24 de Novembro de 2018

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"Mas pela ambígua origem de Eros e nossa nele, podemos falar de quatro libidos: libido sentiendi, sciendi, essendi e, reunindo-as no querer, a libido dominandi. Libido, palavra latina, diz originariamente o impulso vital, regido pelo desejo e pela procura do prazer, da satisfação, da completude e realização. Não se pode aí reduzir “vital” a animal, reduzindo a libido a um instinto, próprio dos animais. Tal classificação já parte da interpretação do ser humano como “animal racional”... . Não se pode ligar só a essa dimensão. O problema todo está em determiná-lo por ela. Seria reduzir o ser humano, tendo a origem em Eros, de onde provém certamente a libido, à libido sentiendi (impulso para o sentir)" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Eros, o humano e os humanismos". In: Eros, tecnologia, transumanismo. MONTEIRO, Maria Conceição e Outros (org.). Rio de Janeiro: Caetés, 2015, p. 46.


2

"O próprio não tem dentro nem fora. Até na forma mais simples de vida domina nela o impulso para a plenitude do viver, simplesmente por ser vida. Esse impulso já vem implantado em cada um" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. “O mito de Midas da morte ou do ser feliz”. In: ------. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 211.
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