Epistemologia

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:"Não se preocupe em [[entender]]. [[Viver]] ultrapassa qualquer entendimento" (1).
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:(1) LISPECTOR, Clarice. Texto publicado numa montagem artística de fotos com textos de Clarice, sem indicação da fonte.
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: (1) LISPECTOR, Clarice. Texto publicado numa montagem artística de fotos com textos de Clarice, sem indicação da fonte.
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: "Ao contrário do que se acredita na [[Modernidade]], o [[conhecimento]] não é uma [[criação]] da [[razão]] [[crítica]]. Sem [[Ser]] não há nem pode haver [[epistemologia]]. Seria o mesmo que tentar afirmar a [[existência]] de [[fenômenos]] sem a ''[[physis]]'' ou de [[posições]] e [[conjunturas]] sem o ''[[legein]]'', de onde surge o [[estar]] enquanto [[tempo]] e [[espaço]]. E estes sem o [[doar]]-se do [[Ser]] em [[realizações]]. Impossível. Sem [[Ser]] não há [[pôr]] e depor, não há [[estar]], não há [[limitar]], não há [[tempo]] e [[espaço]]" (1).
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ser humano e seus limites". In: MONTEIRO, Maria da Conceição e Outros (org.). ''Além dos limites'' - ensaios para o século XXI. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2013, p. 229.

Edição de 20h06min de 7 de Outubro de 2018

0

Consulte também episteme.


1

"Não se preocupe em entender. Viver ultrapassa qualquer entendimento" (1).


Referência:
(1) LISPECTOR, Clarice. Texto publicado numa montagem artística de fotos com textos de Clarice, sem indicação da fonte.


2

"Ao contrário do que se acredita na Modernidade, o conhecimento não é uma criação da razão crítica. Sem Ser não há nem pode haver epistemologia. Seria o mesmo que tentar afirmar a existência de fenômenos sem a physis ou de posições e conjunturas sem o legein, de onde surge o estar enquanto tempo e espaço. E estes sem o doar-se do Ser em realizações. Impossível. Sem Ser não há pôr e depor, não há estar, não há limitar, não há tempo e espaço" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ser humano e seus limites". In: MONTEIRO, Maria da Conceição e Outros (org.). Além dos limites - ensaios para o século XXI. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2013, p. 229.
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