Professor

De Dicionrio de Potica e Pensamento

Tabela de conteúdo

1

"Temos de nos desfazer da ideia estereotipada de professor, alguém preso somente ao saber de uma disciplina e que tem a missão de ensinar algo para que o aluno o aprenda e repita, sem um convite ao pensar, para provocar nele a apropriação do próprio, que essencialmente faça dele um ser humano e, por isso mesmo, único como diferença na identidade do político-social" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Eduardo Portella, o professor". In: Quatro vezes vinte - Eduardo Portella - Depoimentos. Rio de Janeiro, Academia Brasileira de Letras, 2012, p. 38.


2

"Todo pensador só é pensador na medida em que se abre e deixa acontecer nele e em cada um o que é, e é, aprendendo o seu sentido sócio-histórico. Professor não é quem ensina, mas quem com a paciência do silêncio eloquente deixa aprender " (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Eduardo Portella, o professor". In: Quatro vezes vinte - Eduardo Portella - Depoimentos. Rio de Janeiro, Academia Brasileira de Letras, 2012, p. 39.


3

"O que nos diz a palavra Pro-fessor? O radical –fessor formou-se do verbo latino fateri: mostrar, proclamar, de onde vem a tarefa de mostrar despertando pelo proclamar o compreender e, portanto, o aprender a ser o que já é. Já o prefixo pro- diz: para diante, para o ilimitado do livre aberto, lugar que nos é dado pelas possibilidades recebidas, fundadas na verdade poética que tanto mais desvela quanto mais vela, numa dialética ontológica. O professor deve ser um incentivador do que em todo ser humano é um projeto de libertação. Em vista disso, só a verdade poética liberta. O professor só aparentemente é aquele que indica caminhos prévios pela instrução. Na realidade, é aquele que, tomado pela dinâmica do mostrar-se da realidade, os fenômenos de que se constitui, está aberto àquilo que se condensa na palavra professor: levar a aprender o que já sabe e de que ainda não tomou posse. Agora podemos compreender melhor a palavra poética de Píndaro: “Torna-te o que és: aprendendo”.


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Eduardo Portella, o professor". In: Quatro vezes vinte - Eduardo Portella - Depoimentos. Rio de Janeiro, Academia Brasileira de Letras, 2012, p. 42.


4

"Obama abriu o discurso lembrando como uma professora da escola onde estudou no Havaí aos 10 anos conseguiu inspirá-lo a seguir adiante com os estudos.
- O poder de inspirar uma criança é um dos maiores presentes que um professor pode dar - disse. - Grandes professores te ajudam a identificar as coisas que impedem você de ser quem você quer ser" (1).


Referência:
(1) OBAMA, Barack. In: " Obama: 'Se há corrupção e propinas, não há bom governo' ". Reportagem de Leo Branca, no jornal O Globo, Sexta-feira, 31-5-2019, p. 27.


5

"Como chamavam os gregos o movimento de ensinar e aprender? Chamavam com um só radical: mantháno. Assim, máthesis é o ensino e a aprendizagem, tanto no sentido do que é aprendido e ensinado como no sentido do processo de ensinar e aprender. Mathémata, o que pode ser ensinado e o que pode ser aprendido; e mathetés, o aluno, aquele que ensina aprendendo; o professor, aquele que aprende ensinando" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Aprender e ensinar". In: ------. Aprendendo a pensar. Petrópolis/RJ: Vozes, 1977, p. 46.
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