Filmes e Diretores

De Dicionário de Poética e Pensamento

1

2001: uma odisseia no espaço. Diretor Stanley Kubrick.
Esse filme é muito rico em questões fundamentais, aliás, coloca diversas questões antecipando o que viria depois. De um lado, reflete sobre a eclosão da humanidade, na passagem do macaco para o ser humano. Por outro lado, volta-se para o futuro e reflete sobre a relação do homem com a ciência, a técnica e a criação da inteligência artificial, levantando a hipótese de uma futura revolta da máquina contra o homem. E termina com o ser humano se defrontando com seu eu interior, profundo. É uma verdadeira obra-prima. O diretor Stanley Kubrick é um gênio. O último filme que ele dirigiu antes de morrer é também uma verdadeira obra-prima: De olhos bem fechados.

2

"Toda cultura resulta de uma conjuntura. Nela o homem se hominiza. Um famoso filme abordou essa situação de uma maneira admiravel: 2001: uma Odisseia no Espaço, diração de Stanley Kubrick; roteiro de Stanley Kubrick e Arthue C. Clarke... É necessário pensar a cultura em sua essência, o que não quer dizer estaticamente. Esse é, igualmente, o tema da primeira parte do filme: a emergência do humano no alba dos tempos.
Mostra-nos a câmara uma "Terra" inóspita e dois bandos de macacos em situação de sobrevivência. Em dado momento, um dos bandos de macacos é atingido pelo zunido forte de um monólito, (uma só pedra), misteriosamente aparecido. Tudo vai mudar a partir desse instante. Como sucedia normalmente, os dois bandos, na hora da sede, se dirigem para uma escassa poça d'água. A disputa se dava na base dos gestos e dos brados.
Ferramentas pessoais