Universo

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(2)
(1)
Linha 6: Linha 6:
- [[Manuel Antônio de Castro]]
- [[Manuel Antônio de Castro]]
-
 
== 2 ==
== 2 ==

Edição de 14h16min de 15 de Maio de 2018

Universo, ver também a palavra Universal.

Tabela de conteúdo

1

Uni-verso é formada da palavra latina: uni: uno, ou seja, do ser enquanto unidade, sentido e verdade de tudo. E -verso, do verbo latino vertere, cujo particípio passado é versum, traduzido como versão. O verbo significa: verter, realizar, dar forma, versões ou mudanças, realizações. Por isso, é que de universo se formou o universal, aplicado à questão da verdade. Toda verdade tem de ter um valor universal, como unidade ou identidade das diferenças. Por isso os gregos pensaram a verdade como a-letheia: desvelamento, ou seja, a dobra de velar e desvelar. Para isso, a verdade deve ser regida pelo princípio do uno, do ser.


- Manuel Antônio de Castro

2

A palavra realidade não diz algo restrito, mas se refere a tudo e a todos, à realidade exterior e à interior, ao positivo e ao digital, ao imaginário e ao sonho, ou seja, ao universo. No entanto, o que diz a palavra universo é o que pensamos como transformação. Ela é composta da palavra latina: unus/uni: uno, ou seja, do ser enquanto unidade, sentido e verdade de tudo, ou seja, arché. E -verso, do verbo latino vertere', cujo particípio passado é versum. Significa ele: verter, realizar, dar forma, versões ou mudanças, realizações, real, enfim, transformar. Por isso, de universo se formou o universal, aplicado à questão da verdade. Toda verdade tem de ter um valor universal e não somente particular, individual, segundo o pensamento lógico. Porém, segundo este será, porque descarta as diferenças, abstrato e não concreto.


- Manuel Antônio de Castro

3

"A teoria do Big Bang, que vê a criação do Universo como um evento físico, foi apresentada há milhares de anos nos textos egípcios, na qual o Absoluto criou o Universo a partir de Nun, o oceânico cósmico. Todas as partes do Universo originaram-se de uma única fonte. Já que a origem é Divina, conclui-se que as partes também o são" (1).


Referência:
(1) GADALLA, Moustafa. Cosmologia egípcia - o universo animado. Trad. Fernanda Rossi. São Paulo: Madras Editora, 2003, p. 92.


4

"Se o homem é o Universo em miniatura, então todos os fatores dele estão duplicados em grande escala no Universo. Todas as forças e atitudes, que são fortes nele, também são fortes no Universo, em grande escala. De acordo com a consciência cósmica egípcia, todas as ações realizadas pelo homem estão ligadas a um padrão maior no Universo, inclusive espirrar, piscar, cuspir, gritar, chorar, dançar, brincar, comer, beber e manter relações sexuais" (1).


Referência:
(1) GADALLA, Moustafa. Cosmologia egípcia - o universo animado. Trad. Fernanda Rossi. São Paulo: Madras Editora, 2003, p. 91.