Objeto

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "Um outro exemplo da [[idade]] [[moderna]] de [[criação]] da [[razão]] e da [[consciência]] é de Kant, ''cogitans objectum me objectum'', da ''Analítica dos Princípios''. Pensando o [[objeto]] que não [[sou]] [[eu]], mas que se opõe a mim e por isso é ''“ob-jecto”'', descubro que [[sou]] [[eu]] que penso o [[objeto]] oposto a mim. Essa [[oposição]] não é tão radical assim. Por isso, isso é o que constitui a [[consciência]]. Sem essa [[experiência]] de não [[ser]] [[radical]], de não ser por exclusividade e exclusão [[radical]] a [[diferença]] [[entre]] [[sujeito]] e [[objeto]]; por isso é que há a [[possibilidade]] da [[consciência]], que pode se tornar qualquer [[coisa]], sem violar e deturpar a [[diferença]]" (1).
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: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Idea, Eidos". Conf. proferida  na UERJ, em 2005.
: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Idea, Eidos". Conf. proferida  na UERJ, em 2005.
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Edição de 15h45min de 21 de Julho de 2019

1

"Um outro exemplo da idade moderna de criação da razão e da consciência é de Kant, cogitans objectum me objectum, da Analítica dos Princípios. Pensando o objeto que não sou eu, mas que se opõe a mim e por isso é “ob-jecto”, descubro que sou eu que penso o objeto oposto a mim. Essa oposição não é tão radical assim. Por isso, isso é o que constitui a consciência. Sem essa experiência de não ser radical, de não ser por exclusividade e exclusão radical a diferença entre sujeito e objeto; por isso é que há a possibilidade da consciência, que pode se tornar qualquer coisa, sem violar e deturpar a diferença" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Idea, Eidos". Conf. proferida na UERJ, em 2005.

2

"Tudo que for limitado pela forma, aspecto, som, cor,
Chama-se objeto.
Entre todos eles, só o homem
É mais do que um objeto.
Embora, como os objetos, possua ele forma e aspecto,
Não se limita pela forma. Ele é mais.
Não pode atingir a não-forma.
Quando está ele além da forma e aspecto,
Além 'deste', ou 'daquele',
Onde a comparação
Com outro objeto?
Onde o conflito?
O que pode servir de obstáculo?
Ele ficará em seu lugar eterno
Que é o não-lugar" (1).
Referência:
(1) MERTON, Thomas. A via de Chuang Tzu, 9. e. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 137.