Não-ser
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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+ | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. “A menina e a bicicleta: arte e confiabilidade”. In: ------. ''Arte: o humano e o destino’’. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 282. | ||
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+ | : (1) MERTON, Thomas. "A luz das estrelas e o Não-ser". In: ''A via de Chuang Tzu'', 9.e. Petrópolis/RJ: Vozes, 1999, p. 161. |
Edição atual tal como 14h15min de 13 de Maio de 2020
1
- Só porque estamos vivendo e sendo (presentificação) é que parece que a morte é a sua negação. Na verdade, a vida é uma doação, um presente amoroso da possibilidade da morte que se retrai e se ausenta para deixar a vida ir sendo vida. Todo sendo e todo vivendo se dimensionam num entre misterioso de poder ser e de não poder não-ser, de poder viver e poder morrer. Todo sendo chega a ser o que já é porque pode chegar a ser o não-ser que possibilita e doa o sendo do ser. O não-ser de todo sendo é o Nada.
2
- "Que o que gasta, vai gastando o diabo de dentro da gente, aos pouquinhos, é o razoável sofrer. E a alegria de amor - compadre meu Quelemém diz. Família. Deveras? É, e não é. O senhor ache e não ache. Tudo é e não é..." (1).
- Referência:
- (1) ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1968, p. 12.
3
- "O não-ser, que cada um é, são as possibilidades que todos nós já recebemos, na medida em que somos uma doação do ser, isto é, uma Moira, um destino" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Eduardo Portella, o professor". In: Quatro vezes vinte - Eduardo Portella - Depoimentos. Rio de Janeiro, Academia Brasileira de Letras, 2012, p. 42.
4
- "A todo instante de ser e não ser, sente-se a urgência de vir a ser, na libertação, a necessidade de libertar-se das e com as necessidades. Sem necessidade não se dá libertação" (1).
- Referência:
- (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "O Édipo em Píndaro e Freud". In: -----. Filosofia contemporânea. Teresópolis/RJ: Daimon Editora, 2013, p. 63.
5
- Assim como há um jogo dialético entre sou e eu, o mesmo se dá entre o não sou do que recebi para ser e não chegou ainda a ser. Nesse sentido, também todo eu é ao mesmo tempo um não eu, caso contrário, o eu já se conheceria completamente. O não sou é o acontecer do não ser que recebi para ser. Desse modo tanto o sou como o eu estão em contínua transformação e revelação. Não há aqui nenhuma evolução, pois isso é existir e existência, própria de cada um, insubstituível e imprevisível.
6
- "Ser não é um conceito abstrato: são as possibilidades, enquanto propriedades, que cada um de nós recebe para poder ser no sendo o não-ser" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. “A menina e a bicicleta: arte e confiabilidade”. In: ------. Arte: o humano e o destino’’. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 282.
7
- "Posso compreender a ausência do Ser,
- Mas quem pode compreender a ausência do Nada?
- Se agora, acima de tudo isto, o Não-ser é,
- Quem será capaz de compreendê-lo" (1).
- (xxii, 8)
- Referência:
- (1) MERTON, Thomas. "A luz das estrelas e o Não-ser". In: A via de Chuang Tzu, 9.e. Petrópolis/RJ: Vozes, 1999, p. 161.