Gênero

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O mito de ''Cura'' e o ser humano". In: -------. ''Arte: o humano e o destino''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 227.
: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O mito de ''Cura'' e o ser humano". In: -------. ''Arte: o humano e o destino''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 227.
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: "Proveniência, Platão a designa com a palavra ''to [[genos]]''. Geralmente entende-se ''[[genos]]'' em três níveis:
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: 1o. a proveniência, como [[tempo]], [[lugar]] ou condição de nascer;
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: 2o. a [[origem]], como descendência, raça, linhagem ou estirpe;
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: 3o. [[gênero]], [[espécie]], parentesco ou sexo".
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: - Referência bibliográfica:
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: - LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Introdução ao ''Sofista'' de Platão". In: ------. ''Filosofia grega - uma introdução''. Teresópolis (RJ): Daimon Editora, 2010, p. 229.

Edição de 13h02min de 25 de Dezembro de 2017

1

O estudo da literatura por gêneros, ou melhor, a teoria dos gêneros começa a desmoronar no Romantismo (ver Vitor Hugo - Hernani). Com isso a Poética tradicional perde seu sentido de ser. Não é que não haja mais gêneros, mas eles tendem a se mesclar. Os movimentos que se sucedem de renovação da criação artística pelo seu caráter de oposição sucessiva acabam por impor uma nova forma de estudo das criações literárias: os estilos de época. Por conta de mistura dos gêneros, a divisão tradicional se perde e a palavra gênero passa a designar um grande número de criações, ou seja, deixa de ter aquelas qualificações e determinações dadas pela Poética Clássica. A noção de gênero propriamente se esvai. Mas a Poética enquanto o poético de todo fazer artístico, esse continua e se renova continuamente em cada grande obra de arte. Pois não há obra de arte que não constitua a sua própria poética. Nesse sentido, enquanto houver obra de arte, isto é, ser humano, haverá a poética. Ela é permanentemente atual. Conferir (1).


Referência:
(1) CAMPOS, Haroldo de. Ruptura dos gêneros na literatura latina americana. São Paulo: Col. "Elos", Perspectiva, 1977.

2

"Por isso, no mito, Cura é algo muito mais profundo do que os simples significados semânticos da palavra cura. Em latim, cura diz cuidado, cuidar. Em torno de Cura acontece o próprio constituir-se e plenificar-se poético-ontológico do ser humano. Nesse sentido, qualquer determinação de gênero ou cultura identitária, para a ontologia do ser humano, é reducionista. A Cura que vigora em cada ser humano, sempre de uma maneira originária, não se reduz, seja ao feminino, seja ao masculino, seja a uma identidade cultural. O que está em jogo no operar de Cura é sempre o destino de cada ser humano, que é o acontecer de seu próprio. E este é absolutamente original para cada um. Não dá para reduzi-lo a classificações. Na regência de Cura se decide o destino do que cada um deve e consegue realizar" (1).


Referência bibliográfica:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O mito de Cura e o ser humano". In: -------. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 227.


3

"Proveniência, Platão a designa com a palavra to genos. Geralmente entende-se genos em três níveis:
1o. a proveniência, como tempo, lugar ou condição de nascer;
2o. a origem, como descendência, raça, linhagem ou estirpe;
3o. gênero, espécie, parentesco ou sexo".


- Referência bibliográfica:
- LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Introdução ao Sofista de Platão". In: ------. Filosofia grega - uma introdução. Teresópolis (RJ): Daimon Editora, 2010, p. 229.
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