Exterior

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "Não importa se somos [[indígenas]] ou [[brancos]], é [[tempo]] de a [[gente]] se [[juntar]] e [[unificar]] o [[pensamento]]. Vem aí a [[era]] da [[verdade]], do [[amor]], do equilíbrio, com a [[natureza]] ditando as [[regras]]. A [[solução]] não está [[fora]], está [[dentro]] de nós" (1).

Edição atual tal como 13h35min de 16 de Outubro de 2020

1

O jogo dialético entre o eu e o sou só é possível porque a dialética se funda numa identidade, a do eu e do sou, onde tal identidade experiência a mesma dialética com a diferença.
O importante é perceber e pensar sempre que a realidade manifestada no eu e no sou é sempre dinâmica, é verbal. Os conceitos tendem a sempre nos transmitir e mostrar conhecimentos estáticos, porém, toda a realidade na medida em que é e toda a realidade é, é sempre dinâmica, é sempre originária. O jogo de identidade e diferença do eu e do sou acontece na medida em que nos experienciamos sempre no horizonte de um mundo, que tanto é exterior quanto é interior, pois também o exterior e o interior vigoram no originário. Temos de estar conscientes de que jamais o conhecimento meramente racional e epistemológico dará conta de abranger e decifrar o enigma do eu e do sou, simplesmente porque vigoram no mistério.


- Manuel Antônio de Castro.

2

"Não importa se somos indígenas ou brancos, é tempo de a gente se juntar e unificar o pensamento. Vem aí a era da verdade, do amor, do equilíbrio, com a natureza ditando as regras. A solução não está fora, está dentro de nós" (1).


Referência:
(1) YAWANAWÁ, Putanny - Pajé. A cura do mundo é pela espiritualidade, e ela é coletiva. Entrevista a Maria Fortuna. In: O Globo. Segundo Caderno, Quarta-feira, 01-01-2020, p. 2.