Ação

De Dicionrio de Potica e Pensamento

Edição feita às 21h46min de 30 de Julho de 2016 por Profmanuel (Discussão | contribs)

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O agir, o vir-a-ser da phýsis, do ser, sempre provocou o nosso espanto. Este espanto ao longo do percurso ocidental permaneceu e permanece, apesar das diferentes teorias e respostas. A teoria, enquanto um ver/saber, percorre diversas disciplinas. Na física, o agir se indaga como força. Para ela há quatro forças fundamentais. A primeira delas é a gravidade, que sustenta a órbita dos planetas em torno do sol ou atrai os corpos para o centro da terra. A segunda é a força eletromagnética, que mantém os átomos inteiros. A terceira, a força nuclear fraca, é responsável pela produção de energia solar. A quarta, a força nuclear forte, é a que mantém unidas as partículas fundamentais de toda a matéria, os quarks. Esta é ambígua, porque quanto mais se tenta quebrar essas partículas, mais poderosa fica a força. Por isso é impossível isolá-los. Estas forças remetem para o enigma da phýsis como ser, vir-a-ser e não-ser. Como achar uma teoria que ex-plique, sozinha, como a matéria se combina, se mantém unida e se repele?


- Manuel Antônio de Castro


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A ação está ligada ao movimento. Os gregos distinguiram quatro tipos de movimento: 1º. O local, a mudança de lugar; 2º. O quantitativo: o aumento e diminuição; 3º. O qualitativo ou alteração; 4º. O substancial: a geração e a corrupção. Se pensarmos todos esses movimentos numa única questão, na união de ser e saber, de lógos e poíesis, teremos a questão fundamental da sabedoria. Esta é a questão que atravessa mito, poíesis e filosofia. E então joga o ser humano no horizonte do sagrado, onde o ser do ser humano acontece.


- Manuel Antônio de Castro



Os gregos distinguiram quatro tipos de movimento: 1º o local, a mudança de lugar; 2º o movimento quantitativo: o aumento e diminuição; 3º o qualitativo ou alteração; 4ºo substancial: a geração e a corrupção. Se pensarmos todos esses movimentos numa única questão, na união de ser e saber, de lógos e poíesis, teremos a questão fundamental da sabedoria. Esta é a questão que atravessa mito, poíesis e filosofia. E então joga o ser humano no horizonte do sagrado, onde o ser do ser humano acontece.


- Manuel Antônio de Castro
- Manuel Antônio de Castro

2

"Ah! “Todos os homens diretos e de ação são ativos por serem parvos e limitados” (1). Um homem de ação não é livre, e sim escravo de si mesmo. Escravo porque recusa experienciar, por sua conta e risco, o apelo do seu próprio destino. Ele nega a verdade e o sentido do ser (2)".


Referências:
(1) DOSTOIÉVSKI, Fíódor. Memórias do subsolo. São Paulo: Editora 34, 2000, p. 29.
(2) FILÍPPOVNA, Verônica. .... p.6


3

"... toda ação principia mesmo é por uma palavra pensada" (1).


Referência:
(1) ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas, 13.e. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979, 137.


4

"... para cada dia, e cada hora, só uma ação possível da gente é que consegue ser a certa. Aquilo está no encoberto; mas, fora dessa consequência, tudo o que eu fizer, o que o senhor fizer, o que o beltrano fizer, o que todo-o-mundo fizer, ou deixar de fazer, fica sendo falso, e é errado" (1).


Referência:
(1) ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas, 13.e. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979, 366.


5

"O pensamento não se transforma em ação por dele emanar um efeito ou por vir a ser aplicado. O pensamento age enquanto pensa. Seu agir é, de certo, o que há de mais simples e elevado, por afetar a re-ferência do Ser ao homem. Toda produção se funda no Ser e se dirige ao ente. O pensamento, ao contrário, se deixa requisitar pelo Ser a fim de proferir-lhe a Verdade. O pensamento con-suma esse deixar-se" (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER. Martin. Sobre o humanismo. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967, p. 25.
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