Facticidade
De Dicionrio de Potica e Pensamento
Edição feita às 19h57min de 24 de março de 2016 por Profmanuel (Discussão | contribs)
1
- É o que distingue os seres humanos de todos os outros sendos (entes). Por isso ele é nomeado por Heidegger como Entre-ser (Da-sein). Essa diferenciação consiste em que o Entre-ser é um sendo intramundano (In der Welt sein), o que lhe permite ser capaz de se compreender como sendo possibilidades de e para possibilidades. Essa abertura de horizonte acontece porque compreende o ser sendo que funda seu mundo. Isso o diferencia dos outros sendos e também dos próprios fatos como o já feito e determinado. O estar jogado no mundo é um outro nome para dizer a facticidade e caracterizar o ser humano naquilo que o faz humano. Mas a facticidade do Entre-ser também faz com que ele seja ontologicamente um Mit-sein (um ser-com os outros Entre-seres), horizonte de sua essência político-social e histórica.
2
- A necessidade do livre-ser está ligada à facticidade e não a qualquer outra necessidade como outros fatos: um incidente, um acidente, algo passado, um encontro, a necessidade de comer, o fato de que o dia nasce, morre, se manifesta, enfim, qualquer fato. Estes fatos só podem ser lidos e compreendidos como fatos porque há a facticidade. A facticidade do ser-humano diz radicalmente que ele é Cura, é entre-ser (diz Heidegger: Da-sein), é liminaridade, é abertura ao ser, é entre-compreensão, é livre-ser para apropriar-se do que é próprio. E o que é próprio é o que somos a partir do acontecer da clareira do ser, do ser do não-ser, do Tudo de Nada. Enfim, é ec-sistir.