Terra
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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:(1) HEIDEGGER, Martin. "...poeticamente o homem habita...". Trad. Márcia Sá Cavalcante Schuback. In: ------. ''Ensaios e conferências''. Petrópolis, Vozes, 2002, p. 178. | :(1) HEIDEGGER, Martin. "...poeticamente o homem habita...". Trad. Márcia Sá Cavalcante Schuback. In: ------. ''Ensaios e conferências''. Petrópolis, Vozes, 2002, p. 178. | ||
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- | :No ensaio ''A origem da obra de arte'' (1), Heidegger mostra que só podemos saber o que é a Terra a partir da obra-de-arte. Terra, então, nada tem a ver com matéria (um conceito que está em função da interpretação do ''on'' como utensílio). O que é Terra? Ela muito menos tem a ver com o planeta como base e fonte de recursos naturais. O que é a Terra? Talvez o melhor caminho de compreensão esteja na palavra grega para Terra: ''Gaia''. Ocorre que ''Gaia'', em sua etimologia, significa [[vida]]. E esta é o [[princípio]] vital, o [[tempo]] eterno. É no âmbito da vida que entra a [[arte]], mas é então a vida que amadurece, isso é a vida feito arte, o [[Ética|ético]]. A vida e alimento e plenificação no amadurecimento está, misticamente, presentificada na última ceia, de que a missa é a [[memória]]. Contudo, tudo isso toma um sentido secreto profundo, porque é a alimentação sacrificial onde o dar a vida, está ligado à morte, à [[renúncia]], mas em que a renúncia não tira, dá. Isso é a arte, o ético, porque ao manifestar a Terra/vida, arte é a arte enquanto doação que se retrai. Isto é, a Terra tanto mais se doa quanto mais se retrai. E isso é a obra-de-arte. Ela se doa retraindo-se, pois então a arte se torna a própria Terra/vida. | + | : No ensaio ''A origem da obra de arte'' (1), Heidegger mostra que só podemos saber o que é a Terra a partir da obra-de-arte. Terra, então, nada tem a ver com matéria (um conceito que está em função da interpretação do ''on'' como utensílio). O que é Terra? Ela muito menos tem a ver com o planeta como base e fonte de recursos naturais. O que é a Terra? Talvez o melhor caminho de compreensão esteja na palavra grega para Terra: ''Gaia''. Ocorre que ''Gaia'', em sua etimologia, significa [[vida]]. E esta é o [[princípio]] vital, o [[tempo]] eterno. É no âmbito da vida que entra a [[arte]], mas é então a vida que amadurece, isso é a vida feito arte, o [[Ética|ético]]. A vida e alimento e plenificação no amadurecimento está, misticamente, presentificada na última ceia, de que a missa é a [[memória]]. Contudo, tudo isso toma um sentido secreto profundo, porque é a alimentação sacrificial onde o dar a vida, está ligado à morte, à [[renúncia]], mas em que a renúncia não tira, dá. Isso é a arte, o ético, porque ao manifestar a Terra/vida, arte é a arte enquanto doação que se retrai. Isto é, a Terra tanto mais se doa quanto mais se retrai. E isso é a obra-de-arte. Ela se doa retraindo-se, pois então a arte se torna a própria Terra/vida. |
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- | :(1) HEIDEGGER, Martin. ''A origem da obra de arte''. Tradução de Idalina Azevedo e Manuel Antônio de Castro. Edição bilíngue. São Paulo: Edições 70, 2010. | + | : (1) HEIDEGGER, Martin. ''A origem da obra de arte''. Tradução de Idalina Azevedo e Manuel Antônio de Castro. Edição bilíngue. São Paulo: Edições 70, 2010. |
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Edição de 14h59min de 27 de Dezembro de 2017
1
- " Existe sobre a terra uma medida?
- E deve responder que: "não há nenhuma". Por quê? Porque aquilo que nomeamos ao dizer esta terra só se sustenta enquanto o homem habita a terra e, no habitar, deixa a terra ser terra" (1).
- Referência:
- (1) HEIDEGGER, Martin. "...poeticamente o homem habita...". Trad. Márcia Sá Cavalcante Schuback. In: ------. Ensaios e conferências. Petrópolis, Vozes, 2002, p. 178.
2
- No ensaio A origem da obra de arte (1), Heidegger mostra que só podemos saber o que é a Terra a partir da obra-de-arte. Terra, então, nada tem a ver com matéria (um conceito que está em função da interpretação do on como utensílio). O que é Terra? Ela muito menos tem a ver com o planeta como base e fonte de recursos naturais. O que é a Terra? Talvez o melhor caminho de compreensão esteja na palavra grega para Terra: Gaia. Ocorre que Gaia, em sua etimologia, significa vida. E esta é o princípio vital, o tempo eterno. É no âmbito da vida que entra a arte, mas é então a vida que amadurece, isso é a vida feito arte, o ético. A vida e alimento e plenificação no amadurecimento está, misticamente, presentificada na última ceia, de que a missa é a memória. Contudo, tudo isso toma um sentido secreto profundo, porque é a alimentação sacrificial onde o dar a vida, está ligado à morte, à renúncia, mas em que a renúncia não tira, dá. Isso é a arte, o ético, porque ao manifestar a Terra/vida, arte é a arte enquanto doação que se retrai. Isto é, a Terra tanto mais se doa quanto mais se retrai. E isso é a obra-de-arte. Ela se doa retraindo-se, pois então a arte se torna a própria Terra/vida.
- Referência:
- (1) HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Tradução de Idalina Azevedo e Manuel Antônio de Castro. Edição bilíngue. São Paulo: Edições 70, 2010.
- Ver também:
3
- "Aberta em sua claridade, a Terra somente se mostra como ela mesma ali onde a preservam e guardam como a que é essencialmente indecifrável e que recua diante de qualquer tentativa de apreensão, isto é, mantém-se constantemente fechada" (1).
- Referência:
- (1) HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Trad. Idalina Azevedo da Silva e Manuel Antônio de Castro. São Paulo: Edições 70, 2010, p. 117.
4
- “[...], a terra não figura apenas como chão inerte, mas como solo de onde brotar|brotam as experiências de vida, o inalcançável e sempre presente no aceno de cada filho seu” (1).
- Referência:
- (1) PESSANHA, Fábio Santana. A hermenêutica do mar – Um estudo sobre a poética de Virgílio de Lemos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2013, p. 107.