Ser absoluto

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(1)
(1)
Linha 8: Linha 8:
: (1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. ''Metafísica''. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.
: (1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. ''Metafísica''. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.
 +
 +
== 2 ==
 +
: "Assim temos, de [[fato]], dos [[conteúdos]] [[entitativos]] [[puros]] um [[conceito]] [[positivo]] [[próprio]], enquanto os encontramos nos [[entes]] [[finitos]], e enquanto os elevamos acima de qualquer [[limite]] para a [[unidade]] e [[infinitude]] do [[ser absoluto]], onde todos se realizam em [[plenitude]] e [[identidade]] [[absoluta]]. Temos deles um [[saber]] [[análogo]], ou seja, temos um [[saber]] [[análogo]] do [[Ser absoluto]]" (1).
 +
 +
 +
:  Referência:
 +
 +
:  (1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. ''Metafísica''. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.

Edição de 21h48min de 12 de Agosto de 2020

1

"Devemos afirmar, sem mais, que há uma relação real da parte do ente finito para com o ser absoluto, mas devemos negar radicalmente qualquer relação da parte do ser absoluto para com o ente finito. O ser absoluto, embora faça proceder de si os princípios constitutivos do ente, não muda absolutamente nada em si mesmo, continua sendo tudo e totalmente imutável em si mesmo" (1). Aqui cai justamente no que quer evitar, a ideia absoluta e imutável. Não é cair no oposto, mas constar que há a terceira margem do rio, há o universal concreto, onde concrescem as duas posições de mutável e imutável: há o vigorar do Nada Criativo ou Mistério.


- Manuel Antônio de Castro.
Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.

2

"Assim temos, de fato, dos conteúdos entitativos puros um conceito positivo próprio, enquanto os encontramos nos entes finitos, e enquanto os elevamos acima de qualquer limite para a unidade e infinitude do ser absoluto, onde todos se realizam em plenitude e identidade absoluta. Temos deles um saber análogo, ou seja, temos um saber análogo do Ser absoluto" (1).


Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.
Ferramentas pessoais