Época
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
(→5) |
|||
Linha 1: | Linha 1: | ||
+ | __NOTOC__ | ||
== 1 == | == 1 == | ||
- | :Época é um conceito e uma questão. Como conceito reduz a obra aos seus aspectos formais, seja sob o ponto de vista de estilo, seja sob o ponto de vista do conteúdo. Na sucessão de estilos, a obra é vista enquanto um produto do tempo cronológico e historiográfico. Porém, a obra, sendo uma questão, | + | :Época é um [[conceito]] e uma [[questão]]. Como conceito reduz a [[obra]] aos seus aspectos formais, seja sob o ponto de vista de [[estilo]], seja sob o ponto de vista do conteúdo. Na sucessão de estilos, a obra é vista enquanto um produto do [[tempo]] [[cronologia|cronológico]] e historiográfico. Porém, a obra, sendo uma questão, se dá como época a partir do que esta palavra significa: retenção, o que se dando se [[guarda]], suspensão. Do quê? Do que na obra opera enquanto no desvelar-se se [[velamento|vela]]. Por isso, a melhor atitude em relação à obra é considerá-la como [[lugar]], onde este diz a abertura do ser humano, como [[entre]], para o ser. A tal abertura ou lugar se dá o nome de [[clareira]]. Época diz sempre clareira. A esse respeito, cabe consultar o que Heidegger diz no ensaio: "A sentença de Anaximandro" para ver como a época se relaciona à [[História]]. |
- | ver | + | |
+ | |||
+ | :- [[Manuel Antônio de Castro]] | ||
+ | |||
:Referências: | :Referências: | ||
- | :HEIDEGGER, Martin. "A sentença de Anaximandro" | + | |
+ | :HEIDEGGER, Martin. "A sentença de Anaximandro". In: ''Pré-socráticos. Col. Os pensadores.'' S. Paulo, Abril Cultural, 1978, p. 28. | ||
== 2 == | == 2 == | ||
- | :" História do ser significa [[destino]] do ser. Nessas destinações, tanto o destinar quanto o | + | :"[[História]] do ser significa [[destino]] do [[ser]]. Nessas destinações, tanto o destinar quanto o ser que se destina retêm-se com a manifestação se si mesmos. Em grego, reter-se equivale a ''epoché''. Por isso se fala da época do destino do ser." (1) Fica bem claro que época, o reter-se, se refere ao que se dando se guarda, isto é, retém-se como o [[velamento|velado]] de [[desvelamento|desvelado]]. Ao se atentar só para a forma dos estilos ou temas, na caracterização e estudo das [[obra|obras]] de [[arte]], o que lhes é essencial não se pensa. Época, em sentido essencial, é sempre destino do ser. Nesse sentido, as obras de arte, como vigência do destino, são sempre [[inaugural|inaugurais]] e só podem ser inaugurais porque justamente elas são epocais, isto é, como destino, não cessam de revelar a [[realidade]] dizendo-a de muitas maneiras. Estas maneiras é que são propriamente os estilos, mas que não têm sua [[fonte]] em si, mas no poder das obras. Nos estilos só enquanto o manifesto nas formas, não se pensa propriamente a ''epoché'', daí a dificuldade de pensar a ''epoché'' sem o dar-se. Por isso afirma Ronaldes de Melo e Souza: "Este acontecimento propriamente histórico-ontológico de um dar que somente dá seu dom e a si mesmo se subtrai é o destinar (''das Schicken'') do evento criptofânico (''das Ereignis''), a que Heidegger reporta o evento epifânico da [[Presença]] (''das Sein'')" (2). |
+ | |||
+ | |||
+ | :- [[Manuel Antônio de Castro]] | ||
:Referências: | :Referências: | ||
- | |||
- | |||
+ | :(1) HEIDEGGER, Martin. Citado e traduzido por SOUZA, Ronaldes de Melo e. In: "Revista Tempo Brasileiro", Rio de Janeiro, 95, out.-dez., 1988, p.14. | ||
+ | :(2) SOUZA, Ronaldes de Melo e. In: "Revista Tempo Brasileiro", Rio de Janeiro, 95, out.-dez., 1988, p.14. | ||
== 3 == | == 3 == | ||
- | : | + | :"O [[Ser]] se vela, como [[destino]], ao destinar-se no [[homem]], pois é essencialmente destino. O velamento é o vigor do destinar-se. A época, para Heidegger, expressa o movimento dialético de desvelar-se e velar-se. A compreensão, portanto, das diferentes épocas só é possível através da [[dialética]] que o próprio Ser instaura." (1) "É no destino epocal do Ser que se essencializa a [[história]] dos homens." (2) |
- | |||
- | |||
- | : | + | :Referências: |
:(1) CASTRO, Manuel antônio de. ''O acontecer poético'' - a história literária. Rio de Janeiro: Antares, 1982, p. 59. | :(1) CASTRO, Manuel antônio de. ''O acontecer poético'' - a história literária. Rio de Janeiro: Antares, 1982, p. 59. | ||
+ | :(2) LEÃO, Emmanuel Carneiro.''Aprendendo a pensar''. Petrópolis: Vozes, 1977, p. 131. | ||
- | : | + | == 4 == |
+ | :"A época é o [[ilimitado]] instituindo [[limite|limites]] e o humano emergindo em sua [[historicidade]]. Por isso, a verdade do literário, o que vale dizer do humano, radica no ser da historicidade." (1) | ||
- | |||
- | |||
- | :Referência | + | :Referência: |
:(1) CASTRO, Manuel Antônio de. ''O acontecer poético'' - a história literária. Rio de Janeiro: Antares, 1982, p. 63. | :(1) CASTRO, Manuel Antônio de. ''O acontecer poético'' - a história literária. Rio de Janeiro: Antares, 1982, p. 63. |
Edição de 17h38min de 16 de Abril de 2009
1
- Época é um conceito e uma questão. Como conceito reduz a obra aos seus aspectos formais, seja sob o ponto de vista de estilo, seja sob o ponto de vista do conteúdo. Na sucessão de estilos, a obra é vista enquanto um produto do tempo cronológico e historiográfico. Porém, a obra, sendo uma questão, se dá como época a partir do que esta palavra significa: retenção, o que se dando se guarda, suspensão. Do quê? Do que na obra opera enquanto no desvelar-se se vela. Por isso, a melhor atitude em relação à obra é considerá-la como lugar, onde este diz a abertura do ser humano, como entre, para o ser. A tal abertura ou lugar se dá o nome de clareira. Época diz sempre clareira. A esse respeito, cabe consultar o que Heidegger diz no ensaio: "A sentença de Anaximandro" para ver como a época se relaciona à História.
- Referências:
- HEIDEGGER, Martin. "A sentença de Anaximandro". In: Pré-socráticos. Col. Os pensadores. S. Paulo, Abril Cultural, 1978, p. 28.
2
- "História do ser significa destino do ser. Nessas destinações, tanto o destinar quanto o ser que se destina retêm-se com a manifestação se si mesmos. Em grego, reter-se equivale a epoché. Por isso se fala da época do destino do ser." (1) Fica bem claro que época, o reter-se, se refere ao que se dando se guarda, isto é, retém-se como o velado de desvelado. Ao se atentar só para a forma dos estilos ou temas, na caracterização e estudo das obras de arte, o que lhes é essencial não se pensa. Época, em sentido essencial, é sempre destino do ser. Nesse sentido, as obras de arte, como vigência do destino, são sempre inaugurais e só podem ser inaugurais porque justamente elas são epocais, isto é, como destino, não cessam de revelar a realidade dizendo-a de muitas maneiras. Estas maneiras é que são propriamente os estilos, mas que não têm sua fonte em si, mas no poder das obras. Nos estilos só enquanto o manifesto nas formas, não se pensa propriamente a epoché, daí a dificuldade de pensar a epoché sem o dar-se. Por isso afirma Ronaldes de Melo e Souza: "Este acontecimento propriamente histórico-ontológico de um dar que somente dá seu dom e a si mesmo se subtrai é o destinar (das Schicken) do evento criptofânico (das Ereignis), a que Heidegger reporta o evento epifânico da Presença (das Sein)" (2).
- Referências:
- (1) HEIDEGGER, Martin. Citado e traduzido por SOUZA, Ronaldes de Melo e. In: "Revista Tempo Brasileiro", Rio de Janeiro, 95, out.-dez., 1988, p.14.
- (2) SOUZA, Ronaldes de Melo e. In: "Revista Tempo Brasileiro", Rio de Janeiro, 95, out.-dez., 1988, p.14.
3
- "O Ser se vela, como destino, ao destinar-se no homem, pois é essencialmente destino. O velamento é o vigor do destinar-se. A época, para Heidegger, expressa o movimento dialético de desvelar-se e velar-se. A compreensão, portanto, das diferentes épocas só é possível através da dialética que o próprio Ser instaura." (1) "É no destino epocal do Ser que se essencializa a história dos homens." (2)
- Referências:
- (1) CASTRO, Manuel antônio de. O acontecer poético - a história literária. Rio de Janeiro: Antares, 1982, p. 59.
- (2) LEÃO, Emmanuel Carneiro.Aprendendo a pensar. Petrópolis: Vozes, 1977, p. 131.
4
- "A época é o ilimitado instituindo limites e o humano emergindo em sua historicidade. Por isso, a verdade do literário, o que vale dizer do humano, radica no ser da historicidade." (1)
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. O acontecer poético - a história literária. Rio de Janeiro: Antares, 1982, p. 63.