Dasein

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "O [[prefixo]] alemão ''Da'' da [[palavra]] ''[[Da-sein]]'' significa normalmente ''aí''. Um ''aí'' que tanto indica algo espacial como também temporal. Daí, a [[tradução]] normal de ''[[Da-sein]]'' por ''ser-aí''. Porém, mais do que um significado literal, ressoa nesta [[palavra]] básica do [[pensamento]] renovador de Heidegger um profundo apelo de [[pensamento]]. A [[tradução]] por [[existência]] já nos lança numa dinâmica tanto temporal como espacial. Porém, essa [[palavra]] centraliza o [[agir]] no [[sujeito]] que existe, perdendo-se o [[paradoxo]]. E não é esse o apelo de [[pensamento]] do [[vocábulo]] heideggeriano. Está em [[jogo]] o profundo [[mistério]] da tensão [[entre]] [[ser-humano]] [[E]] [[ser]]. É dentro dessa [[tensão]] que o [[ser-humano]] aparece, queira ou não queira, [[como]] um ''[[sendo]]-da-[[liminaridade]]''" (1).
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: "O [[prefixo]] alemão ''Da'' da [[palavra]] ''[[Da-sein]]'' significa normalmente ''aí''. Um ''aí'' que tanto indica algo espacial como também temporal. Daí, a [[tradução]] normal de ''[[Da-sein]]'' por ''[[ser-aí]]''. Porém, mais do que um significado literal, ressoa nesta [[palavra]] básica do [[pensamento]] renovador de Heidegger um profundo apelo de [[pensamento]]. A [[tradução]] por [[existência]] já nos lança numa dinâmica tanto temporal como espacial. Porém, essa [[palavra]] centraliza o [[agir]] no [[sujeito]] que existe, perdendo-se o [[paradoxo]]. E não é esse o apelo de [[pensamento]] do [[vocábulo]] heideggeriano. Está em [[jogo]] o profundo [[mistério]] da tensão [[entre]] [[ser-humano]] [[E]] [[ser]]. É dentro dessa [[tensão]] que o [[ser-humano]] aparece, queira ou não queira, [[como]] um ''[[sendo]]-da-[[liminaridade]]''" (1).

Edição de 20h06min de 23 de março de 2019

1

"O prefixo alemão Da da palavra Da-sein significa normalmente . Um que tanto indica algo espacial como também temporal. Daí, a tradução normal de Da-sein por ser-aí. Porém, mais do que um significado literal, ressoa nesta palavra básica do pensamento renovador de Heidegger um profundo apelo de pensamento. A tradução por existência já nos lança numa dinâmica tanto temporal como espacial. Porém, essa palavra centraliza o agir no sujeito que existe, perdendo-se o paradoxo. E não é esse o apelo de pensamento do vocábulo heideggeriano. Está em jogo o profundo mistério da tensão entre ser-humano E ser. É dentro dessa tensão que o ser-humano aparece, queira ou não queira, como um sendo-da-liminaridade" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Interdisciplinaridade poética: o 'entre'". In: Revista Tempo Brasileiro, nº 164. Rio de Janeiro: 2006, p. 25.

2

"Intuição vem de in, ou seja, é já radicalmente um entre. Por já desde sempre vigorar o ser humano neste entre, por provir e se constituir no 'doar-se de uma intuição originária' (1), é que Heidegger passou a denominar o ser humano como Da-sein, ou seja, como Entre-ser" (2).


Referências:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "A fenomenologia de Edmund Husserl e a fenomenologia de Martin Heidegger". In: Revista Tempo Brasileiro, nº 165. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2006, p. 10.
(2) CASTRO, Manuel Antônio de. "Interdisciplinaridade poética: o 'entre'". In: Revista Tempo Brasileiro, nº 164. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2006, p. 24.


Ver também:
*Autodiálogo
Ferramentas pessoais