Acontecer
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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- | : (2) CASTRO, Manuel Antônio de. "O mito de Cura e o ser humano". In: ------. ''Arte: o humano e o destino''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 218 . | + | : (2) CASTRO, Manuel Antônio de. "O mito de Cura e o ser humano". In: ------. ''Arte: o humano e o destino''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 218. |
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+ | : "O [[vigorar]] da inclusão é que faz a [[proximidade]] e [[distância]] tornarem-se sempre presentes no [[amar]] e não [[parecer]] no [[aparecer]]. É o dar-se da união amorosa. Só há [[aparência]] do [[aparecer]] quando há o [[esquecimento]] do [[sentido]] do [[ser]], porque o [[aparecer]] se move no plano dos [[entes]]. E estes nunca podem [[fundar]] [[ser]], porque só este é [[vigorar]], [[acontecer]]. [[Amar]] é [[acontecer]]" (1). | ||
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+ | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Amar e ser". In: -----. ''Arte: o humano e o destino''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 308. |
Edição de 15h20min de 19 de Julho de 2017
1
- "História, entendida como acontecer, é o agir e sofrer pelo presente, determinado pelo futuro e que assume o pretérito vigente" (1).
- Referência:
- (1) HEIDEGGER, Martin. Introdução à metafísica. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969, p. 70.
2
- "Que devemos fazer quando a questão tem um caráter histórico? Que significa aqui "histórico"? Em primeiro lugar, afirmamos somente que a resposta provisória à questão acerca da coisa provém de um tempo anterior, já passado [...]. Porque qualquer referência ao passado, bem como aos níveis elementares da questão acerca da coisa, tratam de outra coisa, que permanece na imobilidade: esta forma de referência histórica é, expressamente, uma suspensão da história – ao passo que esta é, sempre um acontecer. Perguntamos historicamente quando perguntamos pelo que ainda acontece, mesmo quando tal dá a aparência de já ter passado. Perguntamos pelo que ainda acontece se permanecermos à altura desse acontecer, de modo que, primeiro, ele se possa manifestar" (1).
- Referência:
- (1)HEIDEGGER, Martin. O que é uma coisa? Lisboa: Edições 70, 1992, p. 49.
3
- Acontecer é deixar-se ser inteiro e estar dentro e fora, além e aquém do tempo cronológico, pois acontecer é o vigorar do tempo sendo.
4
- "Agora, eu, eu sei como tudo é: as coisas que acontecem, é porque já estavam ficadas prontas, noutro ar, no sabugo da unha; e com efeito tudo é grátis quando sucede, no reles do momento" (1).
- Referência:
- (1) ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas, 6.e. Rio de Janeiro: José Olympio, 1968, 331.
5
- Acontecer: incessante manifestar-se em mundo do sentido, da verdade, da linguagem do extraordinário.
6
- "Se em nós há procura incessante, e há, isso diz que o nosso não-ser é o vigorar do acontecer, no sentido em que o poeta-pensador Rosa nos faz pensar, conforme já citamos: “Aquilo que não havia, acontecia” (1). O acontecer se dá sempre na terceira margem do rio. Então, o não-ser de cada sendo vigora no nada acontecendo" (2).
- Referência:
- (1) ROSA, João Guimarães. "A terceira margem do rio". In: -------. Primeiras estórias, 3. e. Rio de Janeiro: José Olympio, 1967, p. 33.
- (2) CASTRO, Manuel Antônio de. "O mito de Cura e o ser humano". In: ------. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 218.
7
- "O vigorar da inclusão é que faz a proximidade e distância tornarem-se sempre presentes no amar e não parecer no aparecer. É o dar-se da união amorosa. Só há aparência do aparecer quando há o esquecimento do sentido do ser, porque o aparecer se move no plano dos entes. E estes nunca podem fundar ser, porque só este é vigorar, acontecer. Amar é acontecer" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Amar e ser". In: -----. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 308.