Recolhimento
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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- | : "O [[ser humano]] é uma [[doação]] da [[linguagem]]. [[Sempre]] se movendo na [[linguagem]] em sua [[ânsia]] [[essencial]] de [[ser]] o [[não-ser]], [[procura]] incessantemente o [[horizonte]] de seu [[mistério]] e [[presença]] como [[escuta]] de sua [[fala]]. A [[escuta]] exige de nós uma entrega e [[caminhada]], que se tornam uma [[travessia]], um [[percurso]] de [[iluminação]]. Ela nos leva à [[fala]] da sua [[escuta]] para melhor escutá-la. É quando a [[palavra]] se torna o [[vigor]] de seu [[desvelamento]] e [[velamento]] como [[língua]]. Porque a [[palavra]] é o [[vigor]] desse " ''[[entre]]'' " que identifica e diferencia [[fala]] e [[silêncio]], [[desvelamento]] e [[velamento]]. E assim surgem algumas das mais importantes [[reflexões]] dos [[pensadores]] " (1). | + | : "O [[ser humano]] é uma [[doação]] da [[linguagem]]. [[Sempre]] se movendo na [[linguagem]] em sua [[ânsia]] [[essencial]] de [[ser]] o [[não-ser]], [[procura]] incessantemente o [[horizonte]] de seu [[mistério]] e [[presença]] como [[escuta]] de sua [[fala]]. A [[escuta]] exige de nós uma entrega e [[caminhada]], que se tornam uma [[travessia]], um [[percurso]] de [[iluminação]]. Ela nos leva à [[fala]] da sua [[escuta]] para melhor escutá-la. É quando a [[palavra]] se torna o [[vigor]] de seu [[desvelamento]] e [[velamento]] como [[língua]]. Porque a [[palavra]] é o [[vigor]] desse "''[[entre]]''" que identifica e diferencia [[fala]] e [[silêncio]], [[desvelamento]] e [[velamento]]. E assim surgem algumas das mais importantes [[reflexões]] dos [[pensadores]] " (1). |
- | : O [[percurso]] de [[iluminação]] nos | + | |
- | + | : O [[percurso]] de [[iluminação]] nos conduz a uma posse do [[sentido]] do que somos e recebemos para [[ser]]. Na [[iluminação]], o [[sentido do ser]] [[acontece]] em nós. Será, portanto, um [[percurso]] [[ontológico]] e não meramente [[temporal]] ou [[espacial]]. | |
- | : O [[ontológico]] é o [[originário]] de todo [[espaço]] e [[tempo]], de toda [[época]] e do [[mundo]] que lhe corresponde. [[Iluminação]] é [[mundo]] de [[sentido]] e [[verdade]], [[verdade]] [[ontológica]], ''[[aletheia]]''. No e pelo [[ontológico]] o [[percurso]] como [[caminhada]] é de mergulho na [[memória]], que a tudo preside. A [[iluminação]] provoca em nós a [[experienciação]] da [[sabedoria]] e uma [[caminhada]] de [[libertação]]. Não há [[iluminação]] sem [[desprendimento]] e [[recolhimento]]. E será uma [[caminhada]] ou [[travessia]] para a [[plenitude]] de [[realização]] do [[sentido]] do que recebemos para [[ser]], será uma [[apropriação]] do [[próprio]]. | + | : O [[ontológico]] é o [[originário]] de [[todo]] [[espaço]] e [[tempo]], de toda [[época]] e do [[mundo]] que lhe corresponde. [[Iluminação]] é [[mundo]] de [[sentido]] e [[verdade]], [[verdade]] [[ontológica]], ''[[aletheia]]''. No e pelo [[ontológico]] o [[percurso]] como [[caminhada]] é de mergulho na [[memória]], que a [[tudo]] preside. A [[iluminação]] provoca em nós a [[experienciação]] da [[sabedoria]] e uma [[caminhada]] de [[libertação]]. Não há [[iluminação]] sem [[desprendimento]] e [[recolhimento]]. E será uma [[caminhada]] ou [[travessia]] para a [[plenitude]] de [[realização]] do [[sentido]] do que recebemos para [[ser]], será uma [[apropriação]] do [[próprio]]. |
- | + | : No [[recolhimento]] apreendemos o [[sentido]] de nosso [[agir]]. E damos [[sentido]] ao nosso [[viver]]. | |
- | : No [[recolhimento]] apreendemos o [[sentido]] de nosso [[agir]]. | + | |
: - [[Manuel Antônio de Castro]] | : - [[Manuel Antônio de Castro]] | ||
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- | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ser e a aparência". In: ---------. | + | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de.'''"O [[ser]] e a [[aparência]]". In: ---------. www.travessiapoetica.blogspot.com.''' |
Edição atual tal como 21h45min de 25 de março de 2025
1
- "O ser humano é uma doação da linguagem. Sempre se movendo na linguagem em sua ânsia essencial de ser o não-ser, procura incessantemente o horizonte de seu mistério e presença como escuta de sua fala. A escuta exige de nós uma entrega e caminhada, que se tornam uma travessia, um percurso de iluminação. Ela nos leva à fala da sua escuta para melhor escutá-la. É quando a palavra se torna o vigor de seu desvelamento e velamento como língua. Porque a palavra é o vigor desse "entre" que identifica e diferencia fala e silêncio, desvelamento e velamento. E assim surgem algumas das mais importantes reflexões dos pensadores " (1).
- O percurso de iluminação nos conduz a uma posse do sentido do que somos e recebemos para ser. Na iluminação, o sentido do ser acontece em nós. Será, portanto, um percurso ontológico e não meramente temporal ou espacial.
- O ontológico é o originário de todo espaço e tempo, de toda época e do mundo que lhe corresponde. Iluminação é mundo de sentido e verdade, verdade ontológica, aletheia. No e pelo ontológico o percurso como caminhada é de mergulho na memória, que a tudo preside. A iluminação provoca em nós a experienciação da sabedoria e uma caminhada de libertação. Não há iluminação sem desprendimento e recolhimento. E será uma caminhada ou travessia para a plenitude de realização do sentido do que recebemos para ser, será uma apropriação do próprio.
- No recolhimento apreendemos o sentido de nosso agir. E damos sentido ao nosso viver.
- Referência: