Atemático

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "No [[saber]] do [[ser]] partimos do [[atemático]], aquilo que ainda não se tornou [[tema]] de [[reflexão]] para [[saber]]. E chegamos assim ao [[temático]], aquilo que se tornou [[tema]] de [[reflexão]] para [[saber]]. Projetemos esta [[reflexão]] na [[imagem]] do [[horizonte]]: quanto mais se sobe e desce, mais o [[horizonte]] se torna [[visível]] e [[não-visível]], pois ele articula esse “[[entre]]” [[misterioso]], enquanto encontro de [[horizontalidade]] e verticalidade, de [[ver]] e [[não-ver]], de [[saber]] ([[temático]]) e [[não-saber]] ([[atemático]]).  
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ser, o agir e o humano". In: ---------. ''Leitura: questões''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 201.
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de.''' "O [[ser]], o [[agir]] e o [[humano]]". In: ----. [[Leitura]]: [[questões]]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 201.'''
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: (1) [[HUMMES]], o.f.m. Frei Cláudio. '''[[Metafísica]]. Mimeo. Curso dado em Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois passou por uma ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal.'''
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: (1) [[HUMMES]], o.f.m. Cláudio. '''[[Metafísica]]. Mimeo. Curso dado em Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois passou por uma Ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal. '''

Edição atual tal como 21h31min de 23 de fevereiro de 2025

1

"No saber do ser partimos do atemático, aquilo que ainda não se tornou tema de reflexão para saber. E chegamos assim ao temático, aquilo que se tornou tema de reflexão para saber. Projetemos esta reflexão na imagem do horizonte: quanto mais se sobe e desce, mais o horizonte se torna visível e não-visível, pois ele articula esse “entremisterioso, enquanto encontro de horizontalidade e verticalidade, de ver e não-ver, de saber (temático) e não-saber (atemático).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ser, o agir e o humano". In: ----. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 201.

2

"Não se trata, porém, de um saber temático, e menos ainda de um saber empírico objetivo. Trata-se antes de um pré-saber atemático, que é pressuposto e posto juntamente com o exercício da pergunta como condição de sua possibilidade. A própria pergunta deve, portanto, ser perguntada sobre sua condição de possibilidade, e o atemático pré-saber deve ser elevado a saber tematizado. Temos, assim, descoberto já um possível ponto de partida para encontrar o ser do ente: a pergunta" (1).


Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Curso dado em Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois passou por uma ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal.

3

"Quando perguntamos sobre a possibilidade de uma ciência que abrange tudo simplesmente, então já abrangemos tudo simplesmente no pré-saber de tal pergunta. E quando perguntamos sobre a possibilidade de uma ciência do ente enquanto ente, isto pressupõe que já sabemos germinativamente algo sobre aquilo que determina o ente precisamente como ente: o ser dos entes simplesmente. Temos, portanto, já um certo saber do objeto da metafísica, um saber que tornará possível começar a determinar o método que levará a este “objeto”. E mais uma vez, já temos um pré-saber a-temático do sentido do ser, um pré-saber que espontaneamente exercemos na vida cotidiana e que nos orienta suficientemente para podermos, sem saber metafísica sistemática, alcançar a realização do sentido de nossa vida" (1).


Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Cláudio. Metafísica. Mimeo. Curso dado em Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois passou por uma Ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal.
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