Atemático

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "Não se trata, porém, de um [[saber]] [[temático]], e menos ainda de um [[saber]] [[empírico]] [[objetivo]].  Trata-se antes de um [[pré-saber]] [[atemático]], que é pressuposto e posto juntamente com o [[exercício]] da [[pergunta]] como [[condição]] de sua [[possibilidade]]. A [[própria]] [[pergunta]] deve, portanto, ser perguntada sobre sua [[condição]] de [[possibilidade]], e o [[atemático]] [[pré-saber]] deve [[ser]] elevado a [[saber]] [[tematizado]]. Temos, assim, descoberto já um [[possível]] ponto de partida para encontrar o [[ser]] do [[ente]]:  a [[pergunta]]" (1).
: Referência:
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: (1) HUMMES, o.f.m. Cláudio. ''Metafísica''. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.
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: (1) [[HUMMES]], o.f.m. Frei Cláudio. '''[[Metafísica]]. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois houve uma ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal. Já faleceu.'''
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Edição de 19h58min de 12 de janeiro de 2025

1

"No saber do ser partimos do atemático, aquilo que ainda não se tornou tema de reflexão para saber. E chegamos assim ao temático, aquilo que se tornou tema de reflexão para saber. Projetemos esta reflexão na imagem do horizonte: quanto mais se sobe e desce, mais o horizonte se torna visível e não-visível, pois ele articula esse “entremisterioso, enquanto encontro de horizontalidade e verticalidade, de ver e não-ver, de saber (temático) e não-saber (atemático).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ser, o agir e o humano". In: ----. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 201.

2

"Não se trata, porém, de um saber temático, e menos ainda de um saber empírico objetivo. Trata-se antes de um pré-saber atemático, que é pressuposto e posto juntamente com o exercício da pergunta como condição de sua possibilidade. A própria pergunta deve, portanto, ser perguntada sobre sua condição de possibilidade, e o atemático pré-saber deve ser elevado a saber tematizado. Temos, assim, descoberto já um possível ponto de partida para encontrar o ser do ente: a pergunta" (1).


Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois houve uma ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal. Já faleceu.

3

"Quando perguntamos sobre a possibilidade de uma ciência que abrange tudo simplesmente, então já abrangemos tudo simplesmente no pré-saber de tal pergunta. E quando perguntamos sobre a possibilidade de uma ciência do ente enquanto ente, isto pressupõe que já sabemos germinativamente algo sobre aquilo que determina o ente precisamente como ente: o ser dos entes simplesmente. Temos, portanto, já um certo saber do objeto da metafísica, um saber que tornará possível começar a determinar o método que levará a este “objeto”. E mais uma vez, já temos um pré-saber a-temático do sentido do ser, um pré-saber que espontaneamente exercemos na vida cotidiana e que nos orienta suficientemente para podermos, sem saber metafísica sistemática, alcançar a realização do sentido de nossa vida" (1).


Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.
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