Proveniência
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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- | : (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. ''Filosofia grega: uma introdução''. Teresópolis: Daimon Editora, 2010, p. | + | : (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. '''[[Filosofia]] [[grega]]: uma introdução. Teresópolis: Daimon Editora, 2010, p. 213.''' |
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+ | : - LEÃO, Emmanuel Carneiro.''' "Introdução ao [[Sofista]] de [[Platão]]. In: ------. [[Filosofia]] [[grega]] - uma introdução. Teresópolis (RJ): Daimon Editora, 2010, p. 229.''' | ||
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+ | : "A [[fonte]] é a [[proveniência]] de toda [[manifestação]], de [[todo]] [[saber]] que sabe por [[ver]] vendo-se no não [[ver]], [[ser]] de [[todo]] [[sendo]]. É nessa [[proveniência]] que o [[saber]] do [[nada]] projeta [[todo]] [[ser humano]] e o torna propriamente [[humano]]" (1). | ||
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+ | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de.''' "[[Amar]] e [[ser]]". In: -----. [[Arte]]: o [[humano]] e o [[destino]]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 304.''' |
Edição atual tal como 21h25min de 8 de janeiro de 2025
1
- "O sentido originário do termo "proveniência" remete, sempre, para a fonte e a linguagem da diferença constitutiva de todo sendo, remete para a tensão entre identidade e diferença de cada sendo. A diferenciação nunca se conclui. E é, por isso, que cada ser, em sendo, se relaciona com os outros níveis do próprio processo de elaboração do seu modo de ser" (1).
- Referência:
- (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. Filosofia grega: uma introdução. Teresópolis: Daimon Editora, 2010, p. 213.
2
- "Proveniência, Platão a designa com a palavra to genos. Geralmente entende-se genos em três níveis:
- 1o. a proveniência, como tempo, lugar ou condição de nascer;
- 2o. a origem, como descendência, raça, linhagem ou estirpe;
- 3o. gênero, espécie, parentesco ou sexo".
- - Referência bibliográfica:
- - LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Introdução ao Sofista de Platão. In: ------. Filosofia grega - uma introdução. Teresópolis (RJ): Daimon Editora, 2010, p. 229.
3
- "A fonte é a proveniência de toda manifestação, de todo saber que sabe por ver vendo-se no não ver, ser de todo sendo. É nessa proveniência que o saber do nada projeta todo ser humano e o torna propriamente humano" (1).
- Referência: