Público

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Criou página com '== 1 == : Público, do Latim ''publicus'', “relativo ao povo”, de ''populus'', “povo”, possivelmente derivado do Etrusco. Também adquiriu o [[significado...')
(1)
 
(4 edições intermediárias não estão sendo exibidas.)
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
: [[Público]], do [[Latim]] ''publicus'', “relativo ao [[povo]]”, de ''populus'', “[[povo]]”, possivelmente derivado do Etrusco. Também adquiriu o [[significado]] de “aberto a toda a [[comunidade]]”, em [[oposição]] a “[[privado]]”.
: [[Público]], do [[Latim]] ''publicus'', “relativo ao [[povo]]”, de ''populus'', “[[povo]]”, possivelmente derivado do Etrusco. Também adquiriu o [[significado]] de “aberto a toda a [[comunidade]]”, em [[oposição]] a “[[privado]]”.
 +
: [[Etimologia]]: população, [[popular]], [[povo]], povoamento, povoar, [[pública]]. “[[Publico]]” é a 1ª pessoa do [[presente]] do indicativo do [[verbo]] latino ''publicare'': publicar, tornar [[público]]. Desse verbo se forma o substantivo: ''publicus'', “relativo ao povo”, em latim: ''populus'', “povo”. ''Populus'' originou também: “população” e “popular”, bem como “povoar” e “povoamento”. Daí se formou também [[público]], para designar o [[espaço]] que era o [[lugar]] de [[reuniões]] e pertencia ao [[povo]], à população daquele [[povo]], também designado [[família]], [[tribo]]. Em grego, há uma [[palavra]] que abrange os [[diversos]] [[significados]] de [[família]] ou [[tribo]]: ''[[genos]]''. Ela nomeia toda a [[descendência]] [[humana]] nos [[diferentes]] [[povos]]. E era, por pertencer ao [[povo]], o [[lugar]] onde se tomavam decisões que diziam respeito a [[todo]] o [[povo]] e onde propriamente o [[povo]] exercia o [[poder]]. É nesse sentido que se traduziu a [[palavra]] [[grega]] ''demos'', de onde se originou a [[palavra]] [[democracia]], pois era o [[lugar]] onde o [[povo]] exercia o seu [[poder]], do [[verbo]] [[grego]]: ''kratein'', [[poder]]. Esse [[lugar]], o [[espaço público]], recebeu na [[Grécia]] o [[nome]]: ''[[ágora]]'': [[praça]] [[pública]], daí [[espaço público]]. Com o tempo tal lugar foi recebendo outras denominações. Até chegarmos ao momento [[atual]] [[digital]], que passou a [[denominar]] algo completamente [[novo]]: as [[redes sociais]].
 +
 +
 +
: [[Manuel Antônio de Castro]].
 +
 +
: Referência:
 +
 +
: https://origemdapalavra.com.br>palavras>publico.

Edição atual tal como 01h25min de 7 de Agosto de 2020

1

Público, do Latim publicus, “relativo ao povo”, de populus, “povo”, possivelmente derivado do Etrusco. Também adquiriu o significado de “aberto a toda a comunidade”, em oposição a “privado”.
Etimologia: população, popular, povo, povoamento, povoar, pública. “Publico” é a 1ª pessoa do presente do indicativo do verbo latino publicare: publicar, tornar público. Desse verbo se forma o substantivo: publicus, “relativo ao povo”, em latim: populus, “povo”. Populus originou também: “população” e “popular”, bem como “povoar” e “povoamento”. Daí se formou também público, para designar o espaço que era o lugar de reuniões e pertencia ao povo, à população daquele povo, também designado família, tribo. Em grego, há uma palavra que abrange os diversos significados de família ou tribo: genos. Ela nomeia toda a descendência humana nos diferentes povos. E era, por pertencer ao povo, o lugar onde se tomavam decisões que diziam respeito a todo o povo e onde propriamente o povo exercia o poder. É nesse sentido que se traduziu a palavra grega demos, de onde se originou a palavra democracia, pois era o lugar onde o povo exercia o seu poder, do verbo grego: kratein, poder. Esse lugar, o espaço público, recebeu na Grécia o nome: ágora: praça pública, daí espaço público. Com o tempo tal lugar foi recebendo outras denominações. Até chegarmos ao momento atual digital, que passou a denominar algo completamente novo: as redes sociais.


Manuel Antônio de Castro.
Referência:
https://origemdapalavra.com.br>palavras>publico.
Ferramentas pessoais