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De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:O que é o e enquanto um [[isto]] misterioso? Podemos tentar pensá-lo como entre-percepção, como o termo grego usado por Platão, ''[[diánoia]]'' quando pensa a relação e o lugar dos [[sentidos]] na nossa formação da [[percepção]] de algo. Heidegger dá o exemplo do [[som]] e da [[cor]] que percebemos ao mesmo tempo, por exemplo, quando vemos um pássaro numa árvore. "Se nós percebemos o som e a cor, nós percebemos ainda outra coisa: o e que os reúne. Para a [[percepção]] do e, os dois órgãos em jogo, o olho e o ouvido, não estão, porém, em questão. [Já aconteceu a alguém ver, escutar ou cheirar o e?]" (1). Este e é o ''diá-'' enquanto através de e também ''[[entre]]''.
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: O que é o e enquanto um [[isto]] misterioso? Podemos tentar pensá-lo como entre-percepção, como o termo grego usado por Platão, ''[[diánoia]]'' quando pensa a relação e o lugar dos [[sentidos]] na nossa formação da [[percepção]] de algo. Heidegger dá o exemplo do [[som]] e da [[cor]] que percebemos ao mesmo tempo, por exemplo, quando vemos um pássaro numa árvore. "Se nós percebemos o som e a cor, nós percebemos ainda outra coisa: o e que os reúne. Para a [[percepção]] do e, os dois órgãos em jogo, o olho e o ouvido, não estão, porém, em questão. [Já aconteceu a alguém ver, escutar ou cheirar o e?]" (1). Este e é o ''diá-'' enquanto através de e também ''[[entre]]''.
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:(1) HEIDEGGER, Martin. ''De l'essence de la vérité''. Paris: Gallimard, 2001, p. 206.
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: (1) HEIDEGGER, Martin. ''De l'essence de la vérité''. Paris: Gallimard, 2001, p. 206.
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: * [[''[[Logos]]''
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Edição de 22h15min de 19 de Maio de 2020

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O que é o e enquanto um isto misterioso? Podemos tentar pensá-lo como entre-percepção, como o termo grego usado por Platão, diánoia quando pensa a relação e o lugar dos sentidos na nossa formação da percepção de algo. Heidegger dá o exemplo do som e da cor que percebemos ao mesmo tempo, por exemplo, quando vemos um pássaro numa árvore. "Se nós percebemos o som e a cor, nós percebemos ainda outra coisa: o e que os reúne. Para a percepção do e, os dois órgãos em jogo, o olho e o ouvido, não estão, porém, em questão. [Já aconteceu a alguém ver, escutar ou cheirar o e?]" (1). Este e é o diá- enquanto através de e também entre.


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. De l'essence de la vérité. Paris: Gallimard, 2001, p. 206.
Ver também:
* Sentido
* [[Logos

2

"Mas não podemos pensar a Terra sem o Sol. Isso no mito pode aparecer como a reunião (logos) de Dioniso e Apolo. Aqui se dá o núcleo essencial do entre. Neste sentido/verdade, a referência é o próprio entre. Daí que a referência de Ser e ente é a referência de linguagem e língua. Mas esse e é o logos (verbo/palavra/sentido/reunião), é Hermes (mensageiro)" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. O ser e o parecer. Ensaio ainda não publicado.
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