Dianoia
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
(→1) |
(→2) |
||
| Linha 8: | Linha 8: | ||
== 2 == | == 2 == | ||
| - | : "O que permite a [[escuta]] como [[identidade]] das [[diferenças]]? [[Platão]] dirá que isso ocorre porque há um [[conhecimento]] prévio ou, em [[grego]]: ''[[dia-noia | + | : "O que permite a [[escuta]] como [[identidade]] das [[diferenças]]? [[Platão]] dirá que isso ocorre porque há um [[conhecimento]] prévio ou, em [[grego]]: ''[[dianoia]]'' (''dia-noia'') ou [[pré-compreensão]]" (1). |
Edição de 22h01min de 26 de Setembro de 2019
1
- Dianoia é uma palavra-chave em Parmênides. Forma-se do verbo noiein, de onde se formou também o substantivo noesis e nous. É uma palavra tão fundadora quanto foi e é logos. E as duas se implicam essencialmente. Para introduzirmos o riquíssimo âmbito do que é dianoia, podemos dizer que pode significar: pensamento, escuta, silêncio, musicalidade, harmonia, ação, imaginação, sentido, compreensão, poiesis. Tanto em dia-noia quanto em dia-logos temos a presença do prefixo dia-, que significa: entre, através de, para. Este para indica o processo de arche e telos. É neste sentido que podemos caracterizar o ser humano e sua caminhada poética como a aletheia de dianoia e diálogo daquilo que é e recebeu para ser. Deve ficar bem claro que entre as duas palavras há uma profunda interconectividade, considerando que o universo acontece poeticamente, isto é, num processo contínuo e originário.
2
- "O que permite a escuta como identidade das diferenças? Platão dirá que isso ocorre porque há um conhecimento prévio ou, em grego: dianoia (dia-noia) ou pré-compreensão" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ser, o agir e o humano". In: ---------. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 30.
