Yin

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "Primeiro, o princípio do yin, o princípio da feminilidade, é como uma escada entre o inferno e o paraíso. Você pode ir ao inferno por ela e pode ir ao paraíso por ela; a  direção será diferente; a direção será diferente, mas a escada é a mesma" (1).
: "Primeiro, o princípio do yin, o princípio da feminilidade, é como uma escada entre o inferno e o paraíso. Você pode ir ao inferno por ela e pode ir ao paraíso por ela; a  direção será diferente; a direção será diferente, mas a escada é a mesma" (1).
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: A [[filosofia]] chinesa parte de um [[princípio]] que a [[tudo]] origina: ''[[Qi]]'' (grafado também como: ''[[Ki]]'', ''[[Chi]]''). De maneira muito especial se manifesta nos [[seres]] [[vivos]], especialmente no [[ser humano]], no qual se faz [[presente]] de maneira muito complexa. Enfim, [[tudo]] [[é]] ''[[Qi]]''. É no [[horizonte]] do [[vigorar]] deste [[princípio]] que se pensa o [[corpo]] no [[pensamento]] [[chinês]]. Ele é composto de outros dois [[princípios]], [[opostos]], mas não [[dicotômicos]] nem [[excludentes]], pois sempre [[convergentes]] e [[divergentes]], pelos quais acontece toda [[diferenciação]], na [[procura]] (''[[tao]]'') [[inesgotável]] da [[harmonia]]: [[Yin]] e [[Yan]] (também se grafa [[Ying]] e [[Yang]]). As [[traduções]] mais correntes são: [[luz]] e [[escuridão]]; [[masculino]] e [[feminino]]. É [[impossível]] a [[existência]] de um sem o [[outro]]. De algum modo, cada [[ser]], cada [[ser humano]] é partícipe de ambos, embora em cada [[ser]] um ou outro predomine.
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: - [[Manuel Antônio de Castro]]

Edição de 15h04min de 14 de Setembro de 2019

1

"Primeiro, o princípio do yin, o princípio da feminilidade, é como uma escada entre o inferno e o paraíso. Você pode ir ao inferno por ela e pode ir ao paraíso por ela; a direção será diferente; a direção será diferente, mas a escada é a mesma" (1).


2

A filosofia chinesa parte de um princípio que a tudo origina: Qi (grafado também como: Ki, Chi). De maneira muito especial se manifesta nos seres vivos, especialmente no ser humano, no qual se faz presente de maneira muito complexa. Enfim, tudo é Qi. É no horizonte do vigorar deste princípio que se pensa o corpo no pensamento chinês. Ele é composto de outros dois princípios, opostos, mas não dicotômicos nem excludentes, pois sempre convergentes e divergentes, pelos quais acontece toda diferenciação, na procura (tao) inesgotável da harmonia: Yin e Yan (também se grafa Ying e Yang). As traduções mais correntes são: luz e escuridão; masculino e feminino. É impossível a existência de um sem o outro. De algum modo, cada ser, cada ser humano é partícipe de ambos, embora em cada ser um ou outro predomine.


- Manuel Antônio de Castro
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