Gaia

De Dicionário de Poética e Pensamento

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: No [[ensaio]] ''A [[origem]] da [[obra]] de [[arte]]'' (1), Heidegger mostra que só podemos [[saber]] o que é a [[Terra]] a partir da [[obra de arte]]. [[Terra]], então, nada tem a ver com [[matéria]] (um [[conceito]] que está em [[função]] da [[interpretação]] do ''[[on]]'' como [[utensílio]]). O que é [[Terra]]? Ela muito menos tem a ver com o [[planeta]] como base e fonte de recursos naturais. O que é a [[Terra]]? Talvez o melhor [[caminho]] de [[compreensão]] esteja na [[palavra]] grega para [[Terra]]: ''[[Gaia]]''. Ocorre que ''[[Gaia]]'', em sua [[etimologia]], significa [[vida]]. E esta é o [[princípio]] vital, o [[tempo]] [[eterno]]. É no âmbito da [[vida]] que entra a [[arte]], mas é então a [[vida]] que amadurece enquanto [[sentido]], isso é a [[vida]] feito [[arte]], o [[Ética|ético]].
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:- [[Manuel Antônio de Castro]]
:- [[Manuel Antônio de Castro]]

Edição de 13h16min de 4 de Maio de 2019

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No ensaio A origem da obra de arte (1), Heidegger mostra que só podemos saber o que é a Terra a partir da obra de arte. Terra, então, nada tem a ver com matéria (um conceito que está em função da interpretação do on como utensílio). O que é Terra? Ela muito menos tem a ver com o planeta como base e fonte de recursos naturais. O que é a Terra? Talvez o melhor caminho de compreensão esteja na palavra grega para Terra: Gaia. Ocorre que Gaia, em sua etimologia, significa vida. E esta é o princípio vital, o tempo eterno. É no âmbito da vida que entra a arte, mas é então a vida que amadurece enquanto sentido, isso é a vida feito arte, o ético.


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Tradução de Idalina Azevedo e Manuel Antônio de Castro. Edição bilíngue. São Paulo: Edições 70, 2010.
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