Interioridade
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Poder e autoridade no cristianismo". In: ----------: ''Aprendendo a pensar I''. Teresópolis: Daimon, 2008, p. 224. | : (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Poder e autoridade no cristianismo". In: ----------: ''Aprendendo a pensar I''. Teresópolis: Daimon, 2008, p. 224. | ||
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+ | : (1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. ''Metafísica''. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal. | ||
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+ | : "Este elemento [[cristão]] da [[interioridade]] do [[homem]] foi muito explorado por Santo Agostinho. No entanto, Agostinho refletindo sobre a [[interioridade]], retirando-se para dentro da sua [[própria]] [[interioridade]] descobriu dentro de si uma [[interioridade]] mais [[interior]] do que ele mesmo era [[interior]] a si mesmo: o [[espírito]] [[infinito]] da [[divindade]]" (1). | ||
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+ | : (1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. ''Metafísica''. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal. |
Edição atual tal como 22h00min de 29 de Junho de 2020
1
- Foi o cristianismo quem trouxe e condicionou a explicitação sempre maior desta realidade, que chamamos interioridade, um ente que pode entrar em si mesmo e que, ao entrar em si mesmo, existe segregado do resto do universo, da exterioridade. O grande pensador da interioridade foi Santo Agostinho. Para ele, Deus está na alma de um modo mais interior do que a própria substância da alma é interior a si mesma. Filosofar é progredir na interiorização reflexiva, segundo ele, mas essa interiorização deve, por fim, transformar-se num transcender-se a si mesmo, em direção ao fundamento. Ao investigá-lo, a filosofia começa a ser teológica. Quando o fundamento se torna a razão, a interioridade se torna antropológica. As formas romanescas da modernidade palmilham o caminho da interioridade. Por isso, a arte é mais do que essas formas e não se reduz simplesmente a essa interioridade. Na arte não há separação entre interioridade e exterioridade.
- - Manuel Antônio de Castro
2
- "A interioridade, de que necessita a autoridade, reside assim na abertura para as diferenças, aberta pelo Nada do Mistério. Pois dizer que o homem é interioridade equivale a dizer que ao homem é dado pelo Mistério encontrar-se consigo e com os outros na abertura do Mistério" (1)
- Referência:
- (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Poder e autoridade no cristianismo". In: ----------: Aprendendo a pensar I. Teresópolis: Daimon, 2008, p. 224.
3
- "Foi somente com o cristianismo que o homem começou a dar-se conta, mais explicitamente, da sua espiritualidade, da sua interioridade, desta sua capacidade de entrar em si mesmo, de separar-se, por assim dizer, da exterioridade da natureza. Esta tomada da consciência proveio justamente do fato de que o cristianismo começou por ensinar que o homem tem uma alma espiritual capaz de viver separada do corpo e que ele deve por assim dizer salvar fugindo do mundo: o interior do homem vale mais do que seu exterior" (1).
- Referência:
- (1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.
4
- "Este elemento cristão da interioridade do homem foi muito explorado por Santo Agostinho. No entanto, Agostinho refletindo sobre a interioridade, retirando-se para dentro da sua própria interioridade descobriu dentro de si uma interioridade mais interior do que ele mesmo era interior a si mesmo: o espírito infinito da divindade" (1).
- Referência:
- (1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.