Experienciar

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: Experienciar é o [[acontecer]] da [[dialética]] no [[questionar]]. [[Dialética]] não é qualquer [[questão]], é nela e com ela que se coloca a difícil tarefa de [[pensar]] a [[referência]] entre o [[real]] do [[humano]] realizando-se e a [[realidade]], entre [[Essência]] do humano e [[Ser]]. Portanto, é e será sempre uma [[questão]] presente em todas as [[épocas]] e para todos em todos os instantes. A essa presença chamamos experienciação ou [[acontecer poético]].
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: - [[Manuel Antônio de Castro]]
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:"Experienciar é [[pensar]] e [[sentir]] o momento que nos marca e, portanto, permanece, dando [[forma]] e [[sentido]], ou melhor, [[tessitura]] à [[vida]]. Nesse [[contexto]], [[pensamento]] e [[sentimento]] não são contemplados enquanto opostos antagônicos segundo a [[tradição]] [[metafísica]], mas sim como diferentes modos pelos quais somos tomados pela [[realidade]]" (1).  
:"Experienciar é [[pensar]] e [[sentir]] o momento que nos marca e, portanto, permanece, dando [[forma]] e [[sentido]], ou melhor, [[tessitura]] à [[vida]]. Nesse [[contexto]], [[pensamento]] e [[sentimento]] não são contemplados enquanto opostos antagônicos segundo a [[tradição]] [[metafísica]], mas sim como diferentes modos pelos quais somos tomados pela [[realidade]]" (1).  

Edição de 20h45min de 6 de Novembro de 2016

Consulte o verbete experienciação.


1

Experienciar é o acontecer da dialética no questionar. Dialética não é qualquer questão, é nela e com ela que se coloca a difícil tarefa de pensar a referência entre o real do humano realizando-se e a realidade, entre Essência do humano e Ser. Portanto, é e será sempre uma questão presente em todas as épocas e para todos em todos os instantes. A essa presença chamamos experienciação ou acontecer poético.


- Manuel Antônio de Castro


2

"Experienciar é pensar e sentir o momento que nos marca e, portanto, permanece, dando forma e sentido, ou melhor, tessitura à vida. Nesse contexto, pensamento e sentimento não são contemplados enquanto opostos antagônicos segundo a tradição metafísica, mas sim como diferentes modos pelos quais somos tomados pela realidade" (1).


Referência:
(1) MAROUVO, Patrícia. (a indicar)