Fundamento

De Dicionrio de Potica e Pensamento

Edição feita às 14h49min de 24 de Junho de 2020 por Profmanuel (Discussão | contribs)

1

"Para Hegel, o Universo se compõe de natureza e espírito. Mas esta unidade vai depender do sentido que se der a este "e" com que ligamos natureza e espírito. Ele exprime o fundamento comum a natureza e espírito. Portanto, entender natureza e espírito é ver como este "e" fundamenta a ambos" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O fenômeno histórico". In: ------. O acontecer poético - a história literária. Rio de Janeiro: Antares, 1982, p. 53.

2

"Tudo é reduzido a causas porque tudo é reduzido a funções dentro do sistema e as próprias funções estão em função, dentro do sistema, das finalidades do sistema, que se torna, então, o fundamento, o horizonte a partir do qual julgamos tudo e classificamos tudo" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Fundar e fundamentar". In:------. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 97.

3

O princípio do fundamento
( Segundo Leibniz)
Nada é sem razão. Nada se faz sem causa.
(Nihil ist sine ratione. Nihil fit sine causa).


O princípio do não fundamento
(Segundo Ângelus Silesius)
Die Warum
Die Rose ist ohne Warum
Sie blüht weil si blüht
Sie acht nicht Ihrer selbst
Fragt nicht ob man sie sieht


O por quê
A rosa é sem por quê.
Ela floresce porque floresce
Não se auto-contempla
Nem pergunta se alguém a vê.
(Trad. Manuel Antônio de Castro)


4

"O logos não é fundamento. Ele funda os fundamentos (eu e tu, masculino e feminino, russo e chinês, português e alemão, Maria e Joana, Manuel e José, branco e preto etc.) porque é linguagem" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Fundar e fundamentar". In: ------. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 102.

5

"O ser é o fundamento interno da realidade do ente, do conteúdo entitativo do ente. Mas ser como fundamento do ente não coincide totalmente com este ente, como se fosse apenas fundamento deste ente aqui. O ser como ser é o fundamento de todos os entes. Por isto mesmo é que com o ser não está posta nenhuma limitação no ente, mas ele precisa de outro princípio que seja o princípio de limitação, a saber, o que chamamos de essência. O ser é o princípio da realidade do ente, a essência é o princípio da limitação e determinação do ente. Ser não é essência e essência não é ser sem mais; um não se identifica com a outra. Há uma diferença entre ser e essência, que está posta no ente finito e que pertence essencialmente ao ente finito" (1).


Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.
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