Genética
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
(→1) |
|||
Linha 5: | Linha 5: | ||
: Referência: | : Referência: | ||
- | : (1) TORRANO, Jaa. "O mundo como função das Musas". In: | + | : (1) TORRANO, Jaa. "O mundo como função das Musas". In: ---. '''Teogonia'''. São Paulo, Iluminuras, 1992, p. 78. |
+ | |||
+ | == 2 == | ||
+ | : "O [[ovo]] contém o [[princípio]] do [[nascer]], o '[[genos]]', de onde se forma a nossa [[palavra]] [[genética]]. Nos [[mitos]] temos a reflexão [[originária]] sobre a [[genética]]. O [[princípio]] da [[genética]] é o [[código genético]]" (1). | ||
+ | |||
+ | |||
+ | : Referência: | ||
+ | |||
+ | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Poético-ecologia". In: '''Arte: corpo, mundo e terra'''. CASTRO, Manuel Antônio de (org.). Rio de Janeiro: 7Letras, 2009, p. 22. | ||
+ | |||
: (2) TORRANO, Jaa. "O mundo como função das Musas". In: ----. ''Teogonia''. São Paulo, Iluminuras, 1992, p. 79. | : (2) TORRANO, Jaa. "O mundo como função das Musas". In: ----. ''Teogonia''. São Paulo, Iluminuras, 1992, p. 79. |
Edição de 22h20min de 8 de Novembro de 2022
1
- "O indivíduo vale e se define pelo seu génos, de tal maneira que “todas as ações, decisões, falhas e êxitos do indivíduo têm fonte não na individualidade dele, mas nessa natureza supra-individual que caracteriza o génos” (Torrano: 1992, 78) (1). Entendido o agir de cada um nesse horizonte, pode-se compreender o que significa propriamente o destino no pensamento mítico. Cada génos dá origem a uma linhagem. Por exemplo, a linhagem de Zeus. Esta, por sua vez, se estrutura em grupos familiares menores, mas estes compartilham a natureza comum da linhagem, enquanto origem, génos. Por sua vez, cada grupo menor também tem a sua natureza própria e peculiar, embora inscrita na natureza da linhagem, circunscrevendo esta e determinando supra-individualmente “... as ações e caracteres dos indivíduos circunscritos por esse grupo” (Torrano, 1992: 79) (2). Nessa perspectiva “a descendência é sempre uma explicitação da natureza dos indivíduos” (Torrano: 1992, 79) (3). Esta possibilidade de continuidade e unidade é dada pela própria presença de Zeus e Mnēmosýnē, ou seja, a memória. Por isso fala-se de uma maneira, até certo ponto ingênuo, em código genético, memória genética. A ciência reduz tudo de uma maneira assombrosa, pois lhe falta a dimensão do sagrado. A dessacralização é proporcional ao avanço da ciência" (4).
- Referência:
- (1) TORRANO, Jaa. "O mundo como função das Musas". In: ---. Teogonia. São Paulo, Iluminuras, 1992, p. 78.
2
- "O ovo contém o princípio do nascer, o 'genos', de onde se forma a nossa palavra genética. Nos mitos temos a reflexão originária sobre a genética. O princípio da genética é o código genético" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Poético-ecologia". In: Arte: corpo, mundo e terra. CASTRO, Manuel Antônio de (org.). Rio de Janeiro: 7Letras, 2009, p. 22.
- (2) TORRANO, Jaa. "O mundo como função das Musas". In: ----. Teogonia. São Paulo, Iluminuras, 1992, p. 79.
- (3) TORRANO, Jaa. "O mundo como função das Musas". In: ----. Teogonia. São Paulo, Iluminuras, 1992, p. 79.
- (4) CASTRO, Manuel Antônio de. "Ulisses e a Escuta do Canto das Sereias”. In: -----. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 166.