Adequação
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
(→1) |
(→1) |
||
Linha 1: | Linha 1: | ||
== 1 == | == 1 == | ||
- | : O [[raciocinar]] se move sempre no que pode ser claro e passível de [[conhecimento]] enquanto [[conceito]], daí tal [[conhecimento]] basear-se na [[verdade]] por [[adequação]], ou seja, na “adaequatio rei et intellectus”, expressão latina da filosofia medieval que diz: a verdade é a adequação da [[coisa]]/[[real]] ao [[intelecto]]. Tal [[adequação]] é o resultado do exercício da [[razão]] enquanto no [[juízo]] profere algo de [[lógico]], ou seja, o que é passível de comprovação e exatidão racional, isto é, [[lógico]], [[verdadeiro]]. Então [[adequação]] diz equivalência. | + | : O [[raciocinar]] se move sempre no que pode ser claro e passível de [[conhecimento]] enquanto [[conceito]], daí tal [[conhecimento]] basear-se na [[verdade]] por [[adequação]], ou seja, na “adaequatio rei et intellectus”, expressão latina da [[filosofia]] [[medieval]] que diz: a [[verdade]] é a [[adequação]] da [[coisa]]/[[real]] ao [[intelecto]]. Tal [[adequação]] é o resultado do exercício da [[razão]] enquanto no [[juízo]] profere algo de [[lógico]], ou seja, o que é passível de comprovação e [[exatidão]] [[racional]], isto é, [[lógico]], [[verdadeiro]]. Então [[adequação]] diz equivalência. |
: - [[Manuel Antônio de Castro]] | : - [[Manuel Antônio de Castro]] | ||
- | |||
- | |||
== 2 == | == 2 == |
Edição de 14h41min de 3 de Julho de 2020
1
- O raciocinar se move sempre no que pode ser claro e passível de conhecimento enquanto conceito, daí tal conhecimento basear-se na verdade por adequação, ou seja, na “adaequatio rei et intellectus”, expressão latina da filosofia medieval que diz: a verdade é a adequação da coisa/real ao intelecto. Tal adequação é o resultado do exercício da razão enquanto no juízo profere algo de lógico, ou seja, o que é passível de comprovação e exatidão racional, isto é, lógico, verdadeiro. Então adequação diz equivalência.
2
- A proposição será desde a sofística e o Helenismo o lugar da verdade. E algo será verdadeiro quando houver homoiosis entre o que é e o como se conhece e o como se diz. Homoiosis foi traduzida para o latim como adaequatio, adequação. A verdade passará a ser a adequação entre forma e conteúdo (razão), entre enunciado e enunciação (discurso), entre sujeito e predicativo, na proposição.