Sociedade

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: (1) LIRA, André. "O ciborgue frente ao real". In: Revista ''Tempo Brasileiro: globalização, pensamento e arte'', 201/202, abr.-set.,2015, p. 79.
: (1) LIRA, André. "O ciborgue frente ao real". In: Revista ''Tempo Brasileiro: globalização, pensamento e arte'', 201/202, abr.-set.,2015, p. 79.
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: "Os direitos de um  grupo, definidos pela descendência genealógica comum, eram ligados a um [[lugar]] em particular e às suas determinações, não através da "propriedade", mas, sim, através do [[pacto]] com os [[espíritos]] primordiais da [[terra]]/[[lugar]]. Os [[espíritos]], tanto da [[família]] quanto do [[lugar]], exigiam lealdade às virtudes públicas e à [[autoridade]] dos anciãos em manter as antigas crenças e [[costumes]]" (1).
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: Referência:
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: (1) GADALLA, Moustafa. ''Cosmologia egípcia - o universo animado''. Trad. Fernanda Rossi. São Paulo: Madras Editora, 2003, p. 141.

Edição de 22h57min de 19 de março de 2019

1

Potencialmente, onde há quatro seres humanos, um levantará para trabalhar; um outro pensará, desde que se levante, como "trabalhará" para roubar o que trabalha; o terceiro se apropriará do trabalho do primeiro, instituirá a mais valia e venderá aos outros; finalmente, o quarto exercerá o poder da relação de produção e da produção de relações. E imporá não só uma ordem, mas também a fundará num poder pelo qual dominará os outros e os roubará. Chama-se a isso relações humanas. Porém, o ser humano não se reduz às relações e funções. Só porque o ser humano já é sendo, é que lhe advêm as possibilidades das relações. Visto a partir das possibilidades do sendo do ser, pode entre-acontecer o sentido ético-poético das relações. Então, as relações não se reduzirão a processos, mas nelas o sentido vem do entre-acontecer da realidade.


- Manuel Antônio de Castro


Ver também:


2

"Numa sociedade complexa, que demanda mais adequação às suas funções, a não-correspondência a tais funções pode ser catastrófica. Esse é geralmente um dos lados bem recebidos e desejados do desenvolvimento cibernético. Nesse sentido, portanto, o ciborgue é uma ampliação das possibilidades do humano. O que antes não era possível para quem perdeu um braço agora é possível. Embora não apague a dor da perda do braço, reverte a da perda da função. Então, o importante aqui é a função".


Referência:
(1) LIRA, André. "O ciborgue frente ao real". In: Revista Tempo Brasileiro: globalização, pensamento e arte, 201/202, abr.-set.,2015, p. 79.


3

"Os direitos de um grupo, definidos pela descendência genealógica comum, eram ligados a um lugar em particular e às suas determinações, não através da "propriedade", mas, sim, através do pacto com os espíritos primordiais da terra/lugar. Os espíritos, tanto da família quanto do lugar, exigiam lealdade às virtudes públicas e à autoridade dos anciãos em manter as antigas crenças e costumes" (1).


Referência:
(1) GADALLA, Moustafa. Cosmologia egípcia - o universo animado. Trad. Fernanda Rossi. São Paulo: Madras Editora, 2003, p. 141.
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