Persona

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Criou página com '== 1 == : O homem moderno é concebido em duas tendências: ou subjetividade psicológica, ou através das leis estabelecidas pela ciência que podem ser natu...')
(2)
Linha 8: Linha 8:
== 2 ==
== 2 ==
-
: O [[tema]] da ''[[Persona]]'' se faz presente em todos os grandes [[autores]] (e na vida de cada um de nós), expondo-o de formas variadas. Completando a [[questão]] da ''[[Persona]]'', vamos ter a temática do [[espelho]], praticamente a mesma. Neste caso, temos dois contos famosos, de dois [[autores]] igualmente muito importantes e famosos: O [[conto]] "O espelho", de Machado de Assim, e o [[conto]] "O espelho", de João Guimarães Rosa. E, claro, um [[mito]] importantíssimo, onde aparece essa [[temática]] de uma maneira [[essencial]]: o [[mito]] de [[Narciso]]. No [[cinema]], temos um filme famoso de um diretor igualmente muito importante e famoso: Ingmar Bergman. Seu filme ''[[Persona]]'' está entre os mais famosos e [[enigmáticos]]. No fundo, a [[questão]] da ''[[Persona]]'' sempre nos coloca diante do dilema na [[vida]] de todo [[ser humano]]: [[ser]] e [[parecer]], [[ser]] ou [[parecer]].
+
: O [[tema]] da ''[[Persona]]'' se faz presente em todos os grandes [[autores]] (e na vida de cada um de nós), expondo-o de formas variadas. Completando a [[questão]] da ''[[Persona]]'', vamos ter a temática do [[espelho]], praticamente a mesma. Neste caso, temos dois contos famosos, de dois [[autores]] igualmente muito importantes e famosos: O [[conto]] "O espelho", de Machado de Assim, e o [[conto]] "O espelho", de João Guimarães Rosa. E, claro, um [[mito]] importantíssimo, onde aparece essa [[temática]] de uma maneira [[essencial]]: o [[mito]] de [[Narciso]]. No [[cinema]], temos um filme famoso de um diretor igualmente muito importante e famoso: Ingmar Bergman. Seu filme ''[[Persona]]'' está entre os mais famosos e [[enigmáticos]]. No fundo, a [[questão]] da ''[[Persona]]'' sempre nos coloca diante do dilema da [[vida]] de todo [[ser humano]]: [[ser]] e [[parecer]], [[ser]] ou [[parecer]].
: [[Manuel Antônio de Castro]].
: [[Manuel Antônio de Castro]].

Edição de 22h06min de 5 de fevereiro de 2019

1

O homem moderno é concebido em duas tendências: ou subjetividade psicológica, ou através das leis estabelecidas pela ciência que podem ser naturais, sociais, econômicas, culturais etc. É nessa tensão que se dá a personalidade. Esta vem de persona, palavra grega usada no teatro para nomear a máscara que o ator usava no palco quando desempenhava um papel e encarnava determinada personagem. Há aí uma construção do homem de cunho metafísico, baseada na aparência e no falso, a persona, ou seja, que parece ser, mas não é, desempenha um papel, isto é, uma personagem. Nota-se facilmente que a persona nomeia um agir aparente, que não corresponde à essência do que se é.


Manuel Antônio de Castro.


2

O tema da Persona se faz presente em todos os grandes autores (e na vida de cada um de nós), expondo-o de formas variadas. Completando a questão da Persona, vamos ter a temática do espelho, praticamente a mesma. Neste caso, temos dois contos famosos, de dois autores igualmente muito importantes e famosos: O conto "O espelho", de Machado de Assim, e o conto "O espelho", de João Guimarães Rosa. E, claro, um mito importantíssimo, onde aparece essa temática de uma maneira essencial: o mito de Narciso. No cinema, temos um filme famoso de um diretor igualmente muito importante e famoso: Ingmar Bergman. Seu filme Persona está entre os mais famosos e enigmáticos. No fundo, a questão da Persona sempre nos coloca diante do dilema da vida de todo ser humano: ser e parecer, ser ou parecer.


Manuel Antônio de Castro.
Ferramentas pessoais