Decadência

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:Muitos são os conceitos levantados e desenvolvidos na obra ''Ser e Tempo''(1), mas há um [[conceito]] difícil e fundamental que diz respeito ao modo de ser do ''Da-sein'' (entre-ser / presença). Sendo assim, seguem abaixo algumas afirmações de Heidegger:
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: Muitos são os [[conceitos]] e as [[questões]] levantadas e desenvolvidas na [[obra]] '''Ser e Tempo''' (1), mas há uma [[questão]] difícil e [[fundamental]] que diz respeito ao modo de [[ser]] do ''[[Da-sein]]'' ([[entre-ser]] / [[presença]]). Sendo assim, seguem abaixo algumas afirmações de [[Heidegger]]:
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:1. "Este termo não exprime qualquer avaliação negativa";
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:2. "Por si mesma, em seu próprio poder ser ela própria mais autêntica, a pre-sença já sempre caiu de si mesma e decaiu no [[mundo]]";
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:3. "Decair no mundo indica o empenho na convivência, na medida em que esta é conduzida pelo falatório, curiosidade e ambiguidade";
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:4. "Assim, a de-cadência da pre-sença também não pode ser apreendida como 'queda' de um 'estado original', mais puro e superior";
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:5. "No fenômeno de de-cadência, apresenta-se um modo existencial de [[ser-no-mundo]]";
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:6. "A pretensão do impessoal, de nutrir e dirigir toda 'vida' autêntica tranquiliza a pre-sença, assegurando que tudo 'está em ordem' e que todas as partes estão abertas. O ser-no-mundo de de-cadência é, em si mesmo, tanto tentador como tranquilizante";
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:7. "Essa tranquilidade no ser impróprio, porém, não leva à inércia e à inatividade. Ao contrário, promove 'agitações' desenfreadas. O de-cair no 'mundo' já não tem mais repouso. A tranquilidade tentadora aumenta a de-cadência";
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:8. "O ser-no-mundo da de-cadência, tentador e tranquilizante, é também alienante";
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:9. "Na de-cadência, trata-se apenas de poder-ser-no-mundo, embora no modo da impropriedade. A [[presença]] só pode decair porque nela está em jogo o ser-no-mundo, trabalhado pela compreensão e disposição";
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:10. "O modo de ser da abertura se forma na [[disposição]], [[compreensão]] e [[discurso]]. O modo de ser cotidiano da abertura se caracteriza pelo falatório, curiosidade e ambiguidade".
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: 1. "Este termo não exprime qualquer avaliação negativa" (p.236);
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: 2. "Por si mesma, em seu [[próprio]] [[poder]] [[ser]] ela [[própria]] mais [[autêntica]], a [[pre-sença]] já [[sempre]] caiu de si mesma e decaiu no [[mundo]]" (p. 237);
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: 3. "Decair no [[mundo]] indica o empenho na [[convivência]], na medida em que esta é conduzida pelo [[falatório]], [[curiosidade]] e [[ambiguidade]]" (p. 237);
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: 4. "Assim, a [[decadência]] da [[pre-sença]] também não pode [[ser]] apreendida como 'queda' de um '[[estado]] [[original]]', mais puro e superior" (p. 237);
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: 5. "No [[fenômeno]] de [[decadência]], apresenta-se um modo [[existencial]] de [[ser-no-mundo]]" (p. 238);
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: 6. "A pretensão do [[impessoal]], de nutrir e dirigir toda '[[vida]]' [[autêntica]] tranquiliza a [[pre-sença]], assegurando que [[tudo]] 'está em ordem' e que [[todas]] as partes estão abertas. O [[ser-no-mundo]] de [[decadência]] é, em si mesmo, tanto tentador como tranquilizante" (p. 239);
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: 7. "Essa tranquilidade no [[ser]] [[impróprio]], porém, não leva à inércia e à inatividade. Ao contrário, promove 'agitações' desenfreadas. O de-cair no '[[mundo]]' já não tem mais [[repouso]]. A tranquilidade tentadora aumenta a [[de-cadência]]" (p. 239);
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: 8. "O [[ser-no-mundo]] da [[de-cadência]], tentador e tranquilizante, é também alienante" (p. 239)[N 58]);
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: 9. "Na [[de-cadência]], trata-se apenas de [[poder]]-[[ser-no-mundo]], embora no modo da impropriedade. A [[presença]] só pode decair porque nela está em [[jogo]] o [[ser-no-mundo]], trabalhado pela [[compreensão]] e [[disposição]]" (p. 241);
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: 10. "O modo de [[ser]] da [[abertura]] se forma na [[disposição]], [[compreensão]] e [[discurso]]. O modo de [[ser]] cotidiano da [[abertura]] se caracteriza pelo [[falatório]], curiosidade e ambiguidade" (p. 242).
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:- [[Manuel Antônio de Castro]]
 
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:(1) HEIDEGGER, Martin. ''Ser e Tempo''. Parte II. Petrópolis: Vozes, 1998, pp. 236-42.
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: (1) [[HEIDEGGER]], Martin. '''[[Ser]] e [[Tempo]]. Trad. Márcia de Sá Cavalcanti. Parte I, 2.e. Petrópolis: Vozes, 1988, pp. 236-42.'''
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: Condição ou estado daquilo que está se deteriorando ou tende a se extinguir; declínio : [[decadência]] da [[cultura]] antropófaga.
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: '''(1) https://www.dicio.com.br>decadencia.'''

Edição atual tal como 20h33min de 20 de janeiro de 2025

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Muitos são os conceitos e as questões levantadas e desenvolvidas na obra Ser e Tempo (1), mas há uma questão difícil e fundamental que diz respeito ao modo de ser do Da-sein (entre-ser / presença). Sendo assim, seguem abaixo algumas afirmações de Heidegger:
1. "Este termo não exprime qualquer avaliação negativa" (p.236);
2. "Por si mesma, em seu próprio poder ser ela própria mais autêntica, a pre-sençasempre caiu de si mesma e decaiu no mundo" (p. 237);
3. "Decair no mundo indica o empenho na convivência, na medida em que esta é conduzida pelo falatório, curiosidade e ambiguidade" (p. 237);
4. "Assim, a decadência da pre-sença também não pode ser apreendida como 'queda' de um 'estado original', mais puro e superior" (p. 237);
5. "No fenômeno de decadência, apresenta-se um modo existencial de ser-no-mundo" (p. 238);
6. "A pretensão do impessoal, de nutrir e dirigir toda 'vida' autêntica tranquiliza a pre-sença, assegurando que tudo 'está em ordem' e que todas as partes estão abertas. O ser-no-mundo de decadência é, em si mesmo, tanto tentador como tranquilizante" (p. 239);
7. "Essa tranquilidade no ser impróprio, porém, não leva à inércia e à inatividade. Ao contrário, promove 'agitações' desenfreadas. O de-cair no 'mundo' já não tem mais repouso. A tranquilidade tentadora aumenta a de-cadência" (p. 239);
8. "O ser-no-mundo da de-cadência, tentador e tranquilizante, é também alienante" (p. 239)[N 58]);
9. "Na de-cadência, trata-se apenas de poder-ser-no-mundo, embora no modo da impropriedade. A presença só pode decair porque nela está em jogo o ser-no-mundo, trabalhado pela compreensão e disposição" (p. 241);
10. "O modo de ser da abertura se forma na disposição, compreensão e discurso. O modo de ser cotidiano da abertura se caracteriza pelo falatório, curiosidade e ambiguidade" (p. 242).


- Manuel Antônio de Castro
Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Trad. Márcia de Sá Cavalcanti. Parte I, 2.e. Petrópolis: Vozes, 1988, pp. 236-42.

2

"Decadência:
Condição ou estado daquilo que está se deteriorando ou tende a se extinguir; declínio : decadência da cultura antropófaga.
Estado de degradação; que está próximo do fim ou da ruína.
Que está começando a enfraquecer; enfraquecimento ou empobrecimento.
Período em que aconteceu algum tipo de degradação; momento em que alguma coisa deixou de existir.
(História) Momento histórico em que houve alguma regressão no âmbito político, cultural e/ou artístico" (1).


Referência:
(1) https://www.dicio.com.br>decadencia.
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