Parte
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
(→3) |
(→1) |
||
(7 edições intermediárias não estão sendo exibidas.) | |||
Linha 1: | Linha 1: | ||
== 1 == | == 1 == | ||
- | : "Na [[vida humana]], e no | + | : "Na [[vida]] [[humana]], e no curso de sua [[história]], qualquer relacionamento é conquista, pois se dá e acontece sempre com [[tudo]] que se [[é]] e se deixa de [[ser]], e não apenas com a [[parte]], a [[sensação]], a [[percepção]], a [[razão]], a [[inteligência]], o [[sentimento]], a [[ação]], a [[prática]]. [[Tudo]] isso são [[partes]]. Assim, qualquer que seja o nosso desempenho, nunca é ele apenas uma [[parte]]; a [[realização]] do [[homem]] não é composta de [[partes]]. As [[partes]] são passagens obrigatórias das quais o [[homem]] necessita para chegar a si mesmo na [[unidade]] dinâmica de toda a sua [[humanidade]]" (1). |
: Referência: | : Referência: | ||
- | : (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Eidos, Idea". | + | : (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro.''' "[[Eidos]], [[Idea]]". Conferência, proferida na UERJ, em 2005. ''' |
== 2 == | == 2 == | ||
- | : [[Holismo]] e [[Monadologia]] são duas dimensões presentes na [[Globalização]]. Resultam de longos estudos que têm como fontes de formulações ([[teorias]]) desde os [[pensadores]] [[originários]] até a macro-física e a micro-física, ou seja, o ''Campo quântico''. Por elas se experiencia o [[paradoxo]] do [[universo]] como a [[totalidade]] de tudo que está aí e existe e, ao mesmo tempo, o [[todo]] em cada [[parte]], onde cada [[ente]] é uma | + | : [[Holismo]] e [[Monadologia]] são duas dimensões presentes na [[Globalização]]. Resultam de longos estudos que têm como fontes de formulações ([[teorias]]) desde os [[pensadores]] [[originários]] até a macro-física e a micro-física, ou seja, o ''Campo quântico''. Por elas se experiencia o [[paradoxo]] do [[universo]] como a [[totalidade]] de tudo que está aí e existe e, ao mesmo tempo, o [[todo]] em cada [[parte]], onde cada [[ente]] é uma mônada, só acessível por máquinas potentíssimas, mas já vislumbradas pelos grandes [[pensadores]] e [[poetas]]. A [[Poética]] prefere falar em [[próprio]]. Para melhor tematizar isto vamos partir de um [[pensador]] e de um [[pensador]]-[[poeta]]: Leibniz diz no seu livro ''[[Monadologia]]'' : |
- | : “As | + | : ''' “As Mônadas não têm janelas por onde qualquer coisa possa entrar ou sair" (1).''' |
- | : Já Rosa afirma em | + | : ''' Já [[Rosa]] afirma em Grande [[sertão]]: [[veredas]] : “O [[sertão]] não tem janelas nem portas” (2). ''' |
: Referências: | : Referências: | ||
- | : (1)LEIBNIZ. '''Monadologia | + | : (1) LEIBNIZ. '''[[Monadologia]]. Trad. Luiz João Baraúna. Col. Os [[Pensadores]] (I). São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 105.''' |
- | : (2) ROSA, João Guimarães. '''Grande sertão: veredas | + | : (2) [[ROSA]], João Guimarães.''' Grande [[sertão]]: [[veredas]], 6.e. Rio de Janeiro: José Olympio, 1968, p. 374. ''' |
== 3 == | == 3 == | ||
- | : "Não há apenas uma [[unidade]] em cada [[ente]], mas também uma [[unidade]] [[formal]] que engloba toda [[multiplicidade]] de [[entes]]. Nesta perspectiva, o [[ente]] [[particular]] se torna [[parte]] de um [[todo]] englobante e como [[parte]], naturalmente, ele não constitui [[unidade]] por si só, mas apenas em | + | : "Não há apenas uma [[unidade]] em cada [[ente]], mas também uma [[unidade]] [[formal]] que engloba toda [[multiplicidade]] de [[entes]]. Nesta perspectiva, o [[ente]] [[particular]] se torna [[parte]] de um [[todo]] englobante e como [[parte]], naturalmente, ele não constitui [[unidade]] por si só, mas apenas em conjunto com o [[todo]]. Porém, [[evidentemente]], esta [[unidade]] não é perfeita, pois o [[todo]] significa justamente [[composição]] de [[partes]]. E toda [[composição]] supõe [[diferenciação]] interna" (1). |
: Referência: | : Referência: | ||
- | : (1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. '''Metafísica | + | : (1) [[HUMMES]], o.f.m. Frei Cláudio. ''' [[Metafísica]]. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal. Já faleceu.''' |
Edição atual tal como 21h43min de 7 de Abril de 2025
1
- "Na vida humana, e no curso de sua história, qualquer relacionamento é conquista, pois se dá e acontece sempre com tudo que se é e se deixa de ser, e não apenas com a parte, a sensação, a percepção, a razão, a inteligência, o sentimento, a ação, a prática. Tudo isso são partes. Assim, qualquer que seja o nosso desempenho, nunca é ele apenas uma parte; a realização do homem não é composta de partes. As partes são passagens obrigatórias das quais o homem necessita para chegar a si mesmo na unidade dinâmica de toda a sua humanidade" (1).
- Referência:
2
- Holismo e Monadologia são duas dimensões presentes na Globalização. Resultam de longos estudos que têm como fontes de formulações (teorias) desde os pensadores originários até a macro-física e a micro-física, ou seja, o Campo quântico. Por elas se experiencia o paradoxo do universo como a totalidade de tudo que está aí e existe e, ao mesmo tempo, o todo em cada parte, onde cada ente é uma mônada, só acessível por máquinas potentíssimas, mas já vislumbradas pelos grandes pensadores e poetas. A Poética prefere falar em próprio. Para melhor tematizar isto vamos partir de um pensador e de um pensador-poeta: Leibniz diz no seu livro Monadologia :
- “As Mônadas não têm janelas por onde qualquer coisa possa entrar ou sair" (1).
- Referências:
- (1) LEIBNIZ. Monadologia. Trad. Luiz João Baraúna. Col. Os Pensadores (I). São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 105.
3
- "Não há apenas uma unidade em cada ente, mas também uma unidade formal que engloba toda multiplicidade de entes. Nesta perspectiva, o ente particular se torna parte de um todo englobante e como parte, naturalmente, ele não constitui unidade por si só, mas apenas em conjunto com o todo. Porém, evidentemente, esta unidade não é perfeita, pois o todo significa justamente composição de partes. E toda composição supõe diferenciação interna" (1).
- Referência:
- (1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal. Já faleceu.