Teia

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: Diz Capra: "Todo [[sistema]] se parece muito mais com uma [[rede]], mais com pessoas falando [uma das [[formas]] de [[diálogo]]] umas com as outras... Pouco a pouco, os imunologistas têm sido forçados a mudar sua [[percepção]] de um [[sistema]] imunológico para uma [[rede]] imunológica" (1). Nesse sentido de [[rede]], cada [[discurso]] é um [[diálogo]] em [[rede]] não só de quem "discursa" mas também das "[[palavras]]" e "[[falas]]". Contudo, se o discurso só se compõe de [[conceito|conceitos]], [[palavras]], [[proposição|proposições]], e não de [[diálogo]] profundo nem de [[escuta]] [[verdadeira]], ele se reduz ao [[código]] da [[circulação]] [[comunicativa]], a partir das [[falas]] do [[discurso]], sem levar em conta os buracos e o [[silêncio]] da [[rede]], nem levar em conta, para aquém dos [[conceitos]], as [[questões]] inerentes ao [[discurso]] como [[rede]]. É importante acentuar que o [[diálogo]] age não só [[individualmente]] na [[tensão]] [[eu]] x [[tu]], mas também se faz presente a [[rede]] em cada [[eu]] e em cada [[tu]] de tal maneira que constitui algo em [[comum]] e este algo [[comum]] está [[presente]] tanto no [[eu]] como no [[tu]]. Dessa maneira, os [[diálogos]] em [[rede]] constituem uma grande [[teia]] [[comunicativa]]: a [[teia]] da [[vida]] em seu [[sentido]]. Dessa maneira é [[necessário]] mudarmos nossa [[apreensão]], [[percepção]] e [[compreensão]] da [[realidade]] através de um [[sistema]] [[estático]] de [[conceitos]], para uma [[compreensão]] [[viva]] e [[dinâmica]] da [[realidade]] em seu [[sentido]], sempre fundada na [[linguagem]] em seu [[operar]], [[agir]] [[poético]]. Dessa maneira, o [[universo]], [[tudo]] estará sempre em [[conexão]] e [[interconexão]], de uma maneira continuamente [[ativa]], [[vital]]. É a grande [[teia]] da [[Vida]], da [[teia]] de todos os [[viventes]] se tecendo e entretecendo, constituindo uma [[rede]] [[universal]]. Uma [[teia]] que nos remete para a [[teoria]] de [[Gaia]]. 
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: "Todo [[sistema]] se parece muito mais com uma [[rede]], mais com pessoas falando [uma das [[formas]] de [[diálogo]] ] umas com as outras... Pouco a pouco, os imunologistas têm sido forçados a mudar sua [[percepção]] de um [[sistema]] imunológico para uma [[rede]] imunológica" (1).
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: - [[Manuel Antônio de Castro]]
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: Nesse [[sentido]] de [[rede]], cada [[discurso]] é um [[diálogo]] em [[rede]] não só de quem "discursa" mas também das "[[palavras]]" e "[[falas]]". Contudo, se o [[discurso]] só se compõe de [[conceito|conceitos]], [[palavras]], [[proposição|proposições]], e não de [[diálogo]] profundo nem de [[escuta]] [[verdadeira]], ele se reduz ao [[código]] da [[circulação]] [[comunicativa]], a partir das [[falas]] do [[discurso]], sem levar em conta os buracos e o [[silêncio]] da [[rede]], nem levar em conta, para aquém dos [[conceitos]], as [[questões]] inerentes ao [[discurso]] como [[rede]]. É importante acentuar que o [[diálogo]] age não só [[individualmente]] na [[tensão]] [[eu]] x [[tu]], mas também se faz presente a [[rede]] em cada [[eu]] e em cada [[tu]] de tal maneira que constitui algo em [[comum]] e este algo [[comum]] está [[presente]] tanto no [[eu]] como no [[tu]]. Dessa maneira, os [[diálogos]] em [[rede]] constituem uma grande [[teia]] [[comunicativa]], num permanente [[tecer]]: a [[teia]] da [[vida]] em seu [[sentido]]. Dessa maneira é [[necessário]] mudarmos nossa [[apreensão]], [[percepção]] e [[compreensão]] da [[realidade]] através de um [[sistema]] estático de [[conceitos]], para uma [[compreensão]] [[viva]] e [[dinâmica]] da [[realidade]] em seu [[sentido]], sempre fundada na [[linguagem]] em seu [[operar]], [[agir]] [[poético]]. Dessa maneira, o [[universo]], [[tudo]] estará sempre em [[conexão]] e [[interconexão]], de uma maneira continuamente [[ativa]], [[vital]]. É a grande [[teia]] da [[Vida]], da [[teia]] de todos os [[viventes]] se [[tecendo]] e [[entretecendo]], enfim [[existindo]], constituindo uma [[rede]] [[universal]]. Uma [[teia]] que nos remete para a [[teoria]] de [[Gaia]]
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: - [[Manuel Antônio de Castro]]
: Referência:
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: (1) CAPRA, Fritjof. ''A teia da vida''. S. Paulo: Cultrix, 2004, p. 219.
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: (1) CAPRA, Fritjof. '''A teia da [[vida]]. S. Paulo: Cultrix, 2004, p. 219.'''

Edição atual tal como 21h43min de 20 de fevereiro de 2025

1

Diz Capra:
"Todo sistema se parece muito mais com uma rede, mais com pessoas falando [uma das formas de diálogo ] umas com as outras... Pouco a pouco, os imunologistas têm sido forçados a mudar sua percepção de um sistema imunológico para uma rede imunológica" (1).
Nesse sentido de rede, cada discurso é um diálogo em rede não só de quem "discursa" mas também das "palavras" e "falas". Contudo, se o discurso só se compõe de conceitos, palavras, proposições, e não de diálogo profundo nem de escuta verdadeira, ele se reduz ao código da circulação comunicativa, a partir das falas do discurso, sem levar em conta os buracos e o silêncio da rede, nem levar em conta, para aquém dos conceitos, as questões inerentes ao discurso como rede. É importante acentuar que o diálogo age não só individualmente na tensão eu x tu, mas também se faz presente a rede em cada eu e em cada tu de tal maneira que constitui algo em comum e este algo comum está presente tanto no eu como no tu. Dessa maneira, os diálogos em rede constituem uma grande teia comunicativa, num permanente tecer: a teia da vida em seu sentido. Dessa maneira é necessário mudarmos nossa apreensão, percepção e compreensão da realidade através de um sistema estático de conceitos, para uma compreensão viva e dinâmica da realidade em seu sentido, sempre fundada na linguagem em seu operar, agir poético. Dessa maneira, o universo, tudo estará sempre em conexão e interconexão, de uma maneira continuamente ativa, vital. É a grande teia da Vida, da teia de todos os viventes se tecendo e entretecendo, enfim existindo, constituindo uma rede universal. Uma teia que nos remete para a teoria de Gaia.


- Manuel Antônio de Castro
Referência:
(1) CAPRA, Fritjof. A teia da vida. S. Paulo: Cultrix, 2004, p. 219.


Ver também:
*Intertextualidade.
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