Elemento
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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+ | : "Os [[egípcios]] utilizavam os quatro [[fenômenos]] simples ([[fogo]], [[ar]], [[terra]] e [[água]]) para descrever os papéis [[funcionais]] dos quatro [[elementos]] necessários à [[matéria]]. A [[água]] é a soma - o [[princípio]] que compõe o [[fogo]], a [[terra]] e o [[ar]]. A [[água]] também é uma [[substância]] acima das outras" (1). | ||
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+ | : (1) GADALLA, Moustafa.''' "A Estabilidade dos Quatro". In: -----. [[Cosmologia]] egípcia - o [[universo]] animado. Trad. Fernanda Rossi. São Paulo: Madras Editora, 2003, p. 47.''' |
Edição atual tal como 22h21min de 19 de fevereiro de 2025
1
- Até onde o arkhe/arkhonte é um retorno à fonte no seu chegar ao mar? Há retorno aí? Não é aqui que surge a dobra da arkhe da correnteza do rio se tornar pleno e realizado como rio em sua chegada ao mar? E onde a chegada não significa ter atingido qualquer finalidade causal, mas simplesmente ser sem porquê, ter reencontrado como que na chegada a morte como fim, que não é fim como finalidade, mas o encontro com o seu elemento, o elemento que alimenta a fonte de onde ele se originou e o acompanhou em sua caminhada. No mar o rio se dissolve ou se reencontra com sua origem que nunca o abandonou como o originário que não cessava de originá-lo?
2
- "Os egípcios utilizavam os quatro fenômenos simples (fogo, ar, terra e água) para descrever os papéis funcionais dos quatro elementos necessários à matéria. A água é a soma - o princípio que compõe o fogo, a terra e o ar. A água também é uma substância acima das outras" (1).
- Referência:
- (1) GADALLA, Moustafa. "A Estabilidade dos Quatro". In: -----. Cosmologia egípcia - o universo animado. Trad. Fernanda Rossi. São Paulo: Madras Editora, 2003, p. 47.