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De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:A introdução das conquistas técnicas acarreta duas transformações muito importantes na "voz" tradicional. A primeira diz respeito ao refinamento dos meios tradicionais, centralizados na [[voz]].  Hoje não se exige apenas o som, mas a qualidade do som. A outra é mais complexa. A [[técnica]] permite o uso simultâneo da voz e da [[imagem]]. A conjunção harmônica de som e imagem é que possibilita falar em formato e não simplesmente em forma. A nova [[representação]] do [[real]] tem de ser feita em som e imagem, mas o fonocentrismo resiste (1).
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: "A introdução das conquistas [[técnicas]] acarreta duas [[transformações]] muito importantes na "[[voz]]" [[tradicional]]. A primeira diz respeito ao refinamento dos [[meios]] [[tradicionais]], centralizados na [[voz]].  Hoje não se exige apenas o som, mas a qualidade do som. A outra é mais complexa. A [[técnica]] permite o uso simultâneo da [[voz]] e da [[imagem]]. A conjunção harmônica de som e [[imagem]] é que possibilita [[falar]] em [[formato]] e não simplesmente em [[forma]]. A nova [[representação]] do [[real]] tem de ser feita em [[som]] e [[imagem]], mas o fonocentrismo resiste" (1).
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. ''Tempos de metamorfose''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994, p. 90.
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de.''' "[[Formato]] e [[forma]]: a [[criatividade]] em [[questão]]". In: ...: [[Tempos]] de [[metamorfose]]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994, p. 90.'''
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: É na [[literatura]] [[infantil]] que aparece a força e a [[integração]] do [[formato]] na [[forma]] [[literária]]: é o que denominamos apresentação da [[obra]]. A [[literatura]] [[infantil]], enquanto [[obra]], começa a chamar a atenção por diversos [[aspectos]]: o papel (até pano), as cores, os tipos, os tamanhos, as ilustrações, o [[texto]], a diagramação. À perfeita [[harmonia]] e [[integração]] destes [[elementos]] chamamos [[formato]]. Um [[aspecto]] não pode simplesmente estar acrescido sem [[integração]]. Um livro mal diagramado causa estranheza imediatamente. Bem diagramado nem se nota. A diagramação se "esconde" no [[todo]] harmônico. [[Formato]] e [[forma]] do [[texto]] configuram a apresentação da [[obra]]" (1).
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de.''' "[[Formato]] e [[forma]]: a [[criatividade]] em [[questão]]". In: ...: [[Tempos]] de [[metamorfose]]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994, p. 89.'''

Edição atual tal como 14h46min de 18 de fevereiro de 2025

1

"A introdução das conquistas técnicas acarreta duas transformações muito importantes na "voz" tradicional. A primeira diz respeito ao refinamento dos meios tradicionais, centralizados na voz. Hoje não se exige apenas o som, mas a qualidade do som. A outra é mais complexa. A técnica permite o uso simultâneo da voz e da imagem. A conjunção harmônica de som e imagem é que possibilita falar em formato e não simplesmente em forma. A nova representação do real tem de ser feita em som e imagem, mas o fonocentrismo resiste" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Formato e forma: a criatividade em questão". In: ...: Tempos de metamorfose. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994, p. 90.

2

É na literatura infantil que aparece a força e a integração do formato na forma literária: é o que denominamos apresentação da obra. A literatura infantil, enquanto obra, começa a chamar a atenção por diversos aspectos: o papel (até pano), as cores, os tipos, os tamanhos, as ilustrações, o texto, a diagramação. À perfeita harmonia e integração destes elementos chamamos formato. Um aspecto não pode simplesmente estar acrescido sem integração. Um livro mal diagramado causa estranheza imediatamente. Bem diagramado nem se nota. A diagramação se "esconde" no todo harmônico. Formato e forma do texto configuram a apresentação da obra" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Formato e forma: a criatividade em questão". In: ...: Tempos de metamorfose. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994, p. 89.
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