Sintoma

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "Para a [[medicina]], um [[sintoma]] é um [[fato]]. Ora, sendo sempre [[feito]], todo [[fato]] resulta de [[causas]]. É um [[efeito]]. Por isso, para o novo [[universo]], a [[neurose]] não é um  [[sintoma]], mas um [[sentido]]. Todo [[sintoma]] pertence ao [[universo]] do [[discurso]] dos [[fatos]] e é como tal que se torna [[objeto]] de [[pesquisa]] e [[tratamento]] das [[ciências]] [[fatuais]]" (1).
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: "Para a medicina, um [[sintoma]] é um [[fato]]. Ora, sendo sempre [[feito]], todo [[fato]] resulta de [[causas]]. É um [[efeito]]. Por isso, para o novo [[universo]], a neurose não é um  [[sintoma]], mas um [[sentido]]. Todo [[sintoma]] pertence ao [[universo]] do [[discurso]] dos [[fatos]] e é como tal que se torna [[objeto]] de [[pesquisa]] e tratamento  das [[ciências]] fatuais" (1).
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: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Filosofia e psicanálise". In: ------. ''Aprendendo a pensar''. Petrópolis/RJ: Vozes, 1977, p. 60.
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: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro.''' "[[Filosofia]] e [[psicanálise]]". In: ------. [[Aprendendo]] a [[pensar]]. Petrópolis/RJ: Vozes, 1977, p. 60. '''

Edição atual tal como 21h54min de 1 de janeiro de 2025

1

"Para Binswanger a vida mental é sintonia e disposição afetiva, Stimmung und Befindlichkeit, dois termos tirados de Ser e Tempo. Uma pessoa nunca é, nem mesmo pode ser somente fato bruto. Todo fato é sempre feito e feito num processo sobredeterminado e pessoal de fazer. Todo sintoma tem um sentido dentro de uma nova intencionalidade. Por isso é necessário buscar não apenas os mecanismos de sua formação, mas também a intencionalidade de seu sentido pessoal" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Análise da Existência humana em Binswanger". In: -----. Filosofia contemporânea. Teresópolis/RJ: Daimon Editora, 2013, p. 69.

2

"Para a medicina, um sintoma é um fato. Ora, sendo sempre feito, todo fato resulta de causas. É um efeito. Por isso, para o novo universo, a neurose não é um sintoma, mas um sentido. Todo sintoma pertence ao universo do discurso dos fatos e é como tal que se torna objeto de pesquisa e tratamento das ciências fatuais" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Filosofia e psicanálise". In: ------. Aprendendo a pensar. Petrópolis/RJ: Vozes, 1977, p. 60.
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