Composição

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(1)
(1)
Linha 3: Linha 3:
: É difícil o entendimento da ''gestell'', mesmo na [[tradução]] como [[com-posição]]. Em [[Heidegger]] (1), há a [[referência]] ao pôr como explorar. Nesse [[sentido]], entendendo a [[técnica]] como [[desvelamento]], há uma [[diferença]] [[entre]] o [[desvelamento]] manifestativo (a ''[[tekhné]]'' entre os [[gregos]]) e o [[desvelamento]] explorador ([[técnica]] [[moderna]]). A [[natureza]] se oferece como disponível, dis-posição, no sentido de [[estar]] à [[disposição]] para ser utilizada como recurso.
: É difícil o entendimento da ''gestell'', mesmo na [[tradução]] como [[com-posição]]. Em [[Heidegger]] (1), há a [[referência]] ao pôr como explorar. Nesse [[sentido]], entendendo a [[técnica]] como [[desvelamento]], há uma [[diferença]] [[entre]] o [[desvelamento]] manifestativo (a ''[[tekhné]]'' entre os [[gregos]]) e o [[desvelamento]] explorador ([[técnica]] [[moderna]]). A [[natureza]] se oferece como disponível, dis-posição, no sentido de [[estar]] à [[disposição]] para ser utilizada como recurso.
   
   
-
: "Para onde nos sentiremos remetidos quando tentarmos agora dar mais um passo adiante, pensando o que será, em si mesma, esta [[com-posição]]? Não é nada [[técnico]] nem nada de maquinal. É o modo em que o [[real]] se des-encobre como dis-ponibilidade" (2).
+
: "Para onde nos sentiremos remetidos quando tentarmos agora dar mais um passo adiante, pensando o que será, em si mesma, esta [[composição]]? Não é nada [[técnico]] nem nada de maquinal. É o modo em que o [[real]] se des-encobre como dis-ponibilidade" (2).
   
   
-
: "[[Com-posição]] é a [[força]] de reunião daquele 'pôr' que im-põe ao [[homem]] des-cobrir o [[real]] como [[disponibilidade]], segundo o modo da dis-posição. Assim desafiado e provocado, o [[homem]] se acha imerso na [[essência]] da [[com-posição]]" (3).
+
: "[[Composição]] é a [[força]] de reunião daquele 'pôr' que im-põe ao [[homem]] des-cobrir o [[real]] como [[disponibilidade]], segundo o modo da dis-posição. Assim desafiado e provocado, o [[homem]] se acha imerso na [[essência]] da [[com-posição]]" (3).
   
   
: "A [[composição]] pertence ao [[destino]] do [[desencobrimento]]" (4).
: "A [[composição]] pertence ao [[destino]] do [[desencobrimento]]" (4).

Edição de 20h00min de 24 de Dezembro de 2024

1

É difícil o entendimento da gestell, mesmo na tradução como com-posição. Em Heidegger (1), há a referência ao pôr como explorar. Nesse sentido, entendendo a técnica como desvelamento, há uma diferença entre o desvelamento manifestativo (a tekhné entre os gregos) e o desvelamento explorador (técnica moderna). A natureza se oferece como disponível, dis-posição, no sentido de estar à disposição para ser utilizada como recurso.
"Para onde nos sentiremos remetidos quando tentarmos agora dar mais um passo adiante, pensando o que será, em si mesma, esta composição? Não é nada técnico nem nada de maquinal. É o modo em que o real se des-encobre como dis-ponibilidade" (2).
"Composição é a força de reunião daquele 'pôr' que im-põe ao homem des-cobrir o real como disponibilidade, segundo o modo da dis-posição. Assim desafiado e provocado, o homem se acha imerso na essência da com-posição" (3).
"A composição pertence ao destino do desencobrimento" (4).
"A composição é um modo destinado de desencobrimento, a saber, o desencobrimento da exploração e do desafio. Um e outro modo destinado é o desencobrimento da pro-dução, da poíesis" (5).


- Manuel Antônio de Castro
Referências:
(1) HEIDEGGER, Martin. "A questão da técnica". In: _____. Ensaios e Conferências. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 20.
(2) Idem, p. 26.
(3) Idem, p. 27.
(4) Idem, p. 28.
(5) idem, p. 32.

2

"Não há apenas uma unidade em cada ente, mas também uma unidade formal que engloba toda multiplicidade de entes. Nesta perspectiva, o ente particular se torna parte de um todo englobante e como parte, naturalmente, ele não constitui unidade por si só, mas apenas em conjunto com o todo. Porém, evidentemente, esta unidade não é perfeita, pois o todo significa justamente composição de partes. E toda composição supõe diferenciação interna" (1).


Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.
Ferramentas pessoais