Mito do homem

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "Os [[mitos]], como todas as [[obras poéticas]], propõem [[imagens-questões]] ou [[questões-figuras]]. [[Édipo]] é uma [[imagem-questão]]. Que [[questões]] [[Édipo]] figura? Como a [[questão]] é [[sempre]] ambígua, pois vige a partir do “[[entre]]”, [[Édipo]] é, talvez, a [[imagem-questão]] mais ambígua e [[radical]] que o [[mito]]-[[arte]] criou, porque ele simplesmente é, como [[questão]], o [[mito do homem]], numa expressão ao mesmo tempo [[subjetiva]] e [[objetiva]]" (1).
: "Os [[mitos]], como todas as [[obras poéticas]], propõem [[imagens-questões]] ou [[questões-figuras]]. [[Édipo]] é uma [[imagem-questão]]. Que [[questões]] [[Édipo]] figura? Como a [[questão]] é [[sempre]] ambígua, pois vige a partir do “[[entre]]”, [[Édipo]] é, talvez, a [[imagem-questão]] mais ambígua e [[radical]] que o [[mito]]-[[arte]] criou, porque ele simplesmente é, como [[questão]], o [[mito do homem]], numa expressão ao mesmo tempo [[subjetiva]] e [[objetiva]]" (1).
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: Referência:
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:  (1) CASTRO, Manuel Antônio de. “Heidegger e as questões da arte”. In: Manuel Antônio de Castro, (org.). ''Arte em questão: as questões da arte''. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 22.
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: "Quais são as [[questões]] da [[arte]]? As  [[questões]] da [[arte]] são igualmente as [[questões]] do [[mito]] e do [[pensamento]]. As [[questões]] da [[arte]] são as [[questões]] do [[real]] e do [[mito do homem]]" (1).

Edição de 22h40min de 13 de Novembro de 2020

1

"A questão fundamental do itinerário ocidental: o mito do homem e seu destino. Examinemos aquele mito-poético grego onde o mito do homem encontra a sua mais rica formulação: Édipo. Pleno de imagens-questões, a obra de Sófocles e o mito com que a tece, narrativamente entre-tece em suas entre-linhas narrativo-poéticas as questões que desde sempre angustiam e desafiam todo ser humano" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. “Heidegger e as questões da arte”. In: Manuel Antônio de Castro, (org.). Arte em questão: as questões da arte. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 21.

2

"Os mitos, como todas as obras poéticas, propõem imagens-questões ou questões-figuras. Édipo é uma imagem-questão. Que questões Édipo figura? Como a questão é sempre ambígua, pois vige a partir do “entre”, Édipo é, talvez, a imagem-questão mais ambígua e radical que o mito-arte criou, porque ele simplesmente é, como questão, o mito do homem, numa expressão ao mesmo tempo subjetiva e objetiva" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. “Heidegger e as questões da arte”. In: Manuel Antônio de Castro, (org.). Arte em questão: as questões da arte. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 22.

3

"Quais são as questões da arte? As questões da arte são igualmente as questões do mito e do pensamento. As questões da arte são as questões do real e do mito do homem" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. “Heidegger e as questões da arte”. In: Manuel Antônio de Castro, (org.). Arte em questão: as questões da arte. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 22.
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