Atemático
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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| + | : (1) HUMMES, o.f.m. Cláudio. ''Metafísica''. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal. | ||
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| + | : "Quando perguntamos sobre a [[possibilidade]] de uma [[ciência]] que abrange [[tudo]] [[simplesmente]], então já abrangemos [[tudo]] [[simplesmente]] no [[pré-saber]] de tal [[pergunta]]. E quando [[perguntamos]] sobre a [[possibilidade]] de uma [[ciência]] do [[ente]] enquanto [[ente]], isto pressupõe que já sabemos germinativamente algo sobre aquilo que determina o [[ente]] precisamente como [[ente]]: o [[ser]] dos [[entes]] [[simplesmente]]. Temos, portanto, já um certo [[saber]] do [[objeto]] da [[metafísica]], um [[saber]] que tornará [[possível]] começar a determinar o [[método]] que levará a este “[[objeto]]”. E mais uma vez, já temos um [[pré-saber]] [[a-temático]] do [[sentido do ser]], um [[pré-saber]] que espontaneamente exercemos na [[vida]] [[cotidiana]] e que nos orienta suficientemente para podermos, sem [[saber]] [[metafísica]] sistemática, alcançar a [[realização]] do [[sentido]] de nossa [[vida]]" (1). | ||
Edição de 16h02min de 17 de Junho de 2020
1
- "No saber do ser partimos do atemático, aquilo que ainda não se tornou tema de reflexão para saber. E chegamos assim ao temático, aquilo que se tornou tema de reflexão para saber. Projetemos esta reflexão na imagem do horizonte: quanto mais se sobe e desce, mais o horizonte se torna visível e não-visível, pois ele articula esse “entre” misterioso, enquanto encontro de horizontalidade e verticalidade, de ver e não-ver, de saber (temático) e não-saber (atemático).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ser, o agir e o humano". In: ---------. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 201.
2
- "Não se trata, porém, de um saber temático, e menos ainda de um saber empírico objetivo. Trata-se antes de um pré-saber atemático, que é pressuposto e posto juntamente com o exercício da pergunta como condição de sua possibilidade. A própria pergunta deve, portanto, ser perguntada sobre sua condição de possibilidade, e o atemático pré-saber deve ser elevado a saber tematizado. Temos, assim, descoberto já um possível ponto de partida para encontrar o ser do ente: a pergunta" (1).
- Referência:
- (1) HUMMES, o.f.m. Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.
3
- "Quando perguntamos sobre a possibilidade de uma ciência que abrange tudo simplesmente, então já abrangemos tudo simplesmente no pré-saber de tal pergunta. E quando perguntamos sobre a possibilidade de uma ciência do ente enquanto ente, isto pressupõe que já sabemos germinativamente algo sobre aquilo que determina o ente precisamente como ente: o ser dos entes simplesmente. Temos, portanto, já um certo saber do objeto da metafísica, um saber que tornará possível começar a determinar o método que levará a este “objeto”. E mais uma vez, já temos um pré-saber a-temático do sentido do ser, um pré-saber que espontaneamente exercemos na vida cotidiana e que nos orienta suficientemente para podermos, sem saber metafísica sistemática, alcançar a realização do sentido de nossa vida" (1).
- Referência:
- (1) HUMMES, o.f.m. Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.
