Serenidade

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "... a [[palavra]] ''[[serenidade]]'' não é sinônimo de resignação. Com ela, o filósofo [Martin Heidegger] pensa um [[agir]] amadurecido, liberando da insânia compulsiva do ativismo, do falatório [[vazio]] e pomposo vigente na esfera pública [[contemporânea]]" (1).
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: "... a [[palavra]] ''[[serenidade]]'' não é sinônimo de resignação. Com ela, o [[filósofo]] [Martin [[Heidegger]]] pensa um [[agir]] amadurecido, liberando da insânia compulsiva do ativismo, do falatório [[vazio]] e pomposo [[vigente]] na [[esfera pública]] [[contemporânea]]" (1).
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: (1) GIACOIA JR., Oswaldo. ''Heidegger urgente'' - introdução a um novo pensar. São Paulo: Três Estrelas, 2013, p. 103.
: (1) GIACOIA JR., Oswaldo. ''Heidegger urgente'' - introdução a um novo pensar. São Paulo: Três Estrelas, 2013, p. 103.
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Edição de 22h12min de 3 de Dezembro de 2019

Tabela de conteúdo

1

" Se, no entanto, dissermos desta maneira, simultaneamente "sim" e "não" aos objetos técnicos, não se tornará a nossa relação com o mundo técnico ambígua e incerta? Muito pelo contrário. A nossa relação com o mundo técnico torna-se maravilhosamente simples e tranquila. Deixamos os objetos técnicos entrar no nosso mundo quotidiano e ao mesmo tempo deixamo-los de fora, isto é, deixamo-los repousar em si mesmos como coisas que não são algo de absoluto, mas que dependem elas próprias de algo superior. Gostaria de designar esta atitude do "sim" e do "não" simultâneos em relação ao mundo técnico com uma palavra antiga: a serenidade para com as coisas (die Gelassenheit zu den Dingen)" (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Serenidade. Lisboa: Instituto Piaget, s.d., p. 24.

2

"... a palavra serenidade não é sinônimo de resignação. Com ela, o filósofo [Martin Heidegger] pensa um agir amadurecido, liberando da insânia compulsiva do ativismo, do falatório vazio e pomposo vigente na esfera pública contemporânea" (1).


Referência:
(1) GIACOIA JR., Oswaldo. Heidegger urgente - introdução a um novo pensar. São Paulo: Três Estrelas, 2013, p. 103.

3

" I - Logo, a serenidade está, caso se possa aqui falar de um estar (Liegen), fora da distinção de atividade e de passividade...
E - ... porque a serenidade não pertence ao domínio da vontade.
I - A transição do querer para a serenidade parece-me ser o ponto difícil.
P - Especialmente quando a essência da serenidade ainda nos permanece oculta" (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Serenidade. Lisboa: Instituto Piaget, s.d., p. 35.

4

"A serenidade em relação às coisas e a abertura ao segredo são inseparáveis. Concedem-nos a possibilidade de estarmos no mundo de um modo completamente diferente. Prometem-nos um novo solo sobre o qual nos possamos manter e subsistir (stehen und bestehen), e sem perigo , no seio do mundo técnico" (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Serenidade. Lisboa: Instituto Piaget. Trad. Maria Madalena Andrade e Olga Santos, s/d., p. 25.


5

"Porém - a serenidade para com as coisas e a abertura ao mistério nunca nos caem do céu. Não são frutos do acaso (nichts Zu-fälliges). Ambas medram apenas de um pensamento determinado e ininterrupto" (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Serenidade. Lisboa: Instituto Piaget. Trad. Maria Madalena Andrade e Olga Santos, s/d., p. 26.


6

"Quando a serenidade para com as coisas e a abertura ao mistério despertarem em nós, deveríamos alcançar um caminho que conduza a um novo solo. Neste solo a criação de obras imortais poderia lançar novas raízes.
Assim, de uma outra forma e numa outra era, seria novamente verdadeira a afirmação de Johann Peter Hebel:


Nós somos plantas que - quer nos agrade confessar quer não -, apoiadas nas raízes,
têm de romper o solo, a fim de poder florescer no Eter e dar frutos "
Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Serenidade. Lisboa: Instituto Piaget. Trad. Maria Madalena Andrade e Olga Santos, s/d., p. 27.


7

"Seu eu incorporara-se na unidade.
Foi nessa hora que Sidarta cessou de lutar contra o Destino. Cessou de sofrer. No seu rosto florescia aquela serenidade do saber, à qual já não se opunha nenhuma vontade, que conhece a perfeição, que está de acordo com o rio dos acontecimentos e o curso da vida: a serenidade que torna suas as penas e as ditas de todos, entregue à corrente, pertencente à unidade" (1).


Referência:
(1) HESSE, Hermann. Sidarta. Trad. Herbert Caro. Rio de Janeiro: O Globo, 2003, p. 113.
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