Hábito

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "O calo que é o [[hábito]]  -  o  [[hábito]] [[cultural]]. E, porque [[hábito]], automático, mecânico,  [[imediato]] esquema estímulo-[[resposta]], embotador e gerador de [[apatia]], [[indiferença]], lassidão. Vê-se então como habitualmente  se  vê  ou como todo [[mundo]] vê. Assim se  sente,  assim se pensa.  Impera a [[atitude]] que uni-formiza, uni-dimensionaliza,  homo-geneiza  e que é a [[vigência]] do raso, do plano, da planície, ou seja, a [[apatia]] ou a [[indiferença]] do ''[[tudo]] [[igual]], do medíocre''" (1).
: "O calo que é o [[hábito]]  -  o  [[hábito]] [[cultural]]. E, porque [[hábito]], automático, mecânico,  [[imediato]] esquema estímulo-[[resposta]], embotador e gerador de [[apatia]], [[indiferença]], lassidão. Vê-se então como habitualmente  se  vê  ou como todo [[mundo]] vê. Assim se  sente,  assim se pensa.  Impera a [[atitude]] que uni-formiza, uni-dimensionaliza,  homo-geneiza  e que é a [[vigência]] do raso, do plano, da planície, ou seja, a [[apatia]] ou a [[indiferença]] do ''[[tudo]] [[igual]], do medíocre''" (1).
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: (1) FOGEL, Gilvan. "O desaprendizado do símbolo (A poética do ver imediato)". In: Revista ''Tempo Brasileiro'', 171, ''Permanência e atualidade da Poética''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2007, p. 40.

Edição de 15h42min de 12 de Setembro de 2019

1

"Se, um belo dia, o homem abandonar o hábito, o costume, o condicionamento de rotular, de dar nome, de nomear as coisas entre boas e más, feias e bonitas, altas e baixas, pobres e ricas, agradáveis e desagradáveis, e procurar viver neste "entre", nesse meio caminho para a libertação, estará encaminhado no entre-Caminho de que nos fala Heidegger. É justamente com esse homem que Chuang Tzu quer "conversar", dialogar..." (1). Como vemos, rotular é se pautar pelas dicotomias citadas e outras. As dicotomias ou rótulos não deixam a realidade acontecer em seu vigor originária, sempre inaugural. Eis aí uma perfeita ideia do que é dicotomia e como elas tolhem o caminho do entre, da plena realização pela iluminação e libertação. O rotular cria um pseudo-mundo. Quem é escravo do hábito, do costume, do diz-se, não pensa.


- Manuel Antônio de Castro
Referência:
(1) ROCHA, Antônio Carlos Pereira Borba. "Diálogo com Chuang Tzu, hoje". In: Revista Tempo Brasileiro, 171 - Permanência e atualidade da Poética. Rio de Janeiro, out.-dez., 2007, p. 167.


2

"O calo que é o hábito - o hábito cultural. E, porque hábito, automático, mecânico, imediato esquema estímulo-resposta, embotador e gerador de apatia, indiferença, lassidão. Vê-se então como habitualmente se vê ou como todo mundo vê. Assim se sente, assim se pensa. Impera a atitude que uni-formiza, uni-dimensionaliza, homo-geneiza e que é a vigência do raso, do plano, da planície, ou seja, a apatia ou a indiferença do tudo igual, do medíocre" (1).


Referência:
(1) FOGEL, Gilvan. "O desaprendizado do símbolo (A poética do ver imediato)". In: Revista Tempo Brasileiro, 171, Permanência e atualidade da Poética. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2007, p. 40.
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