Profano

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(1)
Linha 1: Linha 1:
__NOTOC__
__NOTOC__
== 1 ==
== 1 ==
-
:O profano representa o [[caos]], o [[não-ser]] absoluto. O sagrado está ligado à [[cosmogonia]], que é uma criação dos [[deuses]]. O [[homem]] imita e cria o espaço sagrado reproduzindo a cosmogonia através do [[tempo]], da casa, da cidade, que são pontos de "orientação" fora da qual existe o profano, o caos, a [[morte]]. Cf. (1).  
+
: O [[profano]] representa o [[caos]], o [[não-ser]] absoluto. O [[sagrado]] está ligado à [[cosmogonia]], que é uma [[criação]] dos [[deuses]]. O [[homem]] imita e cria o [[espaço]] [[sagrado]] reproduzindo a [[cosmogonia]] através do [[tempo]], da [[casa]], da [[cidade]], que são pontos de "orientação" fora da qual existe o [[profano]], o [[caos]], a [[morte]]. Cf. (1).  
-
:- [[Manuel Antônio de Castro]]
+
: - [[Manuel Antônio de Castro]]
-
:Referência:
+
: Referência:
-
:(1) ELIADE, Mircea. ''O sagrado e o profano''. São Paulo: Martins Fontes, 2001, pp. 58-61.
+
: (1) ELIADE, Mircea. ''O sagrado e o profano''. São Paulo: Martins Fontes, 2001, pp. 58-61.

Edição de 01h48min de 8 de Julho de 2018

1

O profano representa o caos, o não-ser absoluto. O sagrado está ligado à cosmogonia, que é uma criação dos deuses. O homem imita e cria o espaço sagrado reproduzindo a cosmogonia através do tempo, da casa, da cidade, que são pontos de "orientação" fora da qual existe o profano, o caos, a morte. Cf. (1).


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 2001, pp. 58-61.
Ferramentas pessoais