Sobrenatural

De Dicionário de Poética e Pensamento

1

"O termo sobrenatural (registrado pela primeira vez entre 1520-1530) em geral designa o contrário do que é considerado natural; o que não admite - ou é suposto não admitir - explicação científica. Designa aquilo que, em princípio, é ou ocorre fora da ordem natural, à parte das leis naturais que regem os fenômenos ordinários; aquilo que é superior à natureza" (1).
Na explicação do que é sobrenatural segundo a Wikipedia, o critério usado, notemos bem, é o científico como único verdadeiro. Porém, a verdade não é propriedade da ciência, porque esta se baseia apenas no lógico. E a vida e a verdade e a natureza ultrapassam o meramente lógico. O leitor confira os verbetes: verdade, natureza, sentido e mistério.


- Manuel Antônio de Castro
Referência:
(1) https://www.wikipedia.org/wiki/Sobrenatural

2

"Os espíritos muitas vezes invadem a terra dos vivos e, para manter o equilíbrio entre os dois mundos, os seres humanos precisam às vezes viajar para o Outro Mundo. Existem muitas maneiras pelas quais os vivos podem entrar nos reinos do espírito e uma das mais diretas é cruzar o limiar entre a terra dos mortos e os reinos do sobrenatural, o local onde esses mundos se encontram ou se cruzam. Esses portais são encontrados tanto no centro quanto nos limites externos do mundo celta" (1).


Referência:
(1) HOOD, Juliette. O livro celta da vida e da morte. "O Limiar do Outro Mundo". Trad. Denise de C. Rocha Delela. São Paulo: Editora Pensamento, 2011, p. 62.
Ferramentas pessoais