Ex-

De Dicionário de Poética e Pensamento

1

O ser humano é radicalmente entre-ser. Como entre-ser se experiencia sempre na liminaridade. Só por isso pode acontecer nele o educar. Isto é, um conduzir ex-. Então ex- é conduzir do limite para o não-limite. Porém, o limite do não-limite é o aberto, o livre. Educar, radicalmente, significa levar o ser humano, na sua constituição e condição de entre-ser, do limitado para o não limitado, isto é, para o livre. Libertá-lo, tirá-lo da mera relação entitativa: circunstancial, conjuntural e orgânica.


- Manuel Antônio de Castro


2

O ex- é o sem limites do livre aberto, da clareira. A noção gramatical da preposição ex- já pressupõe o lugar existente como o que já está aí, já é posição. O sentido originário de ex- não é esse, isto é, o restrito ao gramatical. Ele é ontológico e por isso é prévio ao espaço e tempo de toda posição, daí indicar o que está fora de posição. Mas o fora de posição não é outra posição. É o vazio, o nada, o simplesmente aberto como livre, como clareira.


- Manuel Antônio de Castro
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