Thanatos

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(1)
(1)
Linha 11: Linha 11:
: * [[Morte]].
: * [[Morte]].
 +
 +
 +
 +
== 2 ==
 +
: "Em todo [[existir]] há sempre um [[motivo]], aquilo que nos move, comove e promove em tudo que fazemos e não fazemos: [[ser]] amando. Isso decorre de que não somos nós que nos movemos, mas o [[amar]] é que dá a [[energia]] e o [[sentido]] de todo mover. [[Amar]] é [[experienciar]]-se no [[entre]] ''[[Eros]]'' e ''[[Thanatos]]''. A [[consumação]] de ''[[Eros]]'' é ''[[Thanatos]]'', a [[morte]]. Esse é o [[abismo]] e [[perigo]] em que todo [[amante]], porque é [[mortal]], já está lançado" (1).
 +
 +
 +
: Referência:
 +
: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Amar e ser". In: -----. ''Arte: o humano e o destino''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 293.

Edição de 13h57min de 19 de Abril de 2018

1

"A filosofia grega é uma experiência de Pensamento. Mas não é a única experiência grega de pensamento. Outra experiência grega de Pensamento é o Mito e a Mística. Uma outra, são os deuses e o extraordinário. Ainda uma outra é a Poesia e a Arte. Ainda outra é a Polis e a Politeia. A última, por ser no fundo a primeira experiência grega de Pensamento, é Vida e a Morte, Eros e Thanatos " (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Apresentação". In: -------. Filosofia grega - uma introdução. Teresópolis/RJ: Daimon Editora, 2010, p. 11.


Ver também
* Morte.


2

"Em todo existir há sempre um motivo, aquilo que nos move, comove e promove em tudo que fazemos e não fazemos: ser amando. Isso decorre de que não somos nós que nos movemos, mas o amar é que dá a energia e o sentido de todo mover. Amar é experienciar-se no entre Eros e Thanatos. A consumação de Eros é Thanatos, a morte. Esse é o abismo e perigo em que todo amante, porque é mortal, já está lançado" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Amar e ser". In: -----. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 293.